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Título: O que faz uma escola ser inclusiva? : uma experiência com estudantes surdos em uma escola pública de Santa Maria
Autor(es): Borges, Thais Alves
Orientador(es): Buzar, Edeilce Aparecida Santos
Assunto: Inclusão escolar
Surdos - educação
Educação inclusiva
Data de apresentação: 6-Abr-2018
Data de publicação: 29-Jun-2018
Referência: BORGES, Thais Alves. O que faz uma escola ser inclusiva?: uma experiência com estudantes surdos em uma escola pública de Santa Maria. 2018. 80 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar as atividades realizadas em duas turmas em uma escola pública de Santa Maria denominadas inclusivas para estudantes surdos. Para isso, revisamos a teoria sobre a inclusão educacional, assim como a história da educação de surdos, destacamos as principais filosofias educacionais e analisamos a inclusão educacional para surdos. Nesse sentido, foram utilizados vários autores, dentre os quais destacamos Vygotsky (1988), Goldfeld (1997), Sá (1999), Mendes (2006), Lacerda (2006), Gil (2008), Buzar (2009), Kelman e Buzar (2012), Lodi (2013), Honora (2014). Esta pesquisa utilizou a metodologia qualitativa e, a partir das observações realizadas em duas classes (2º e 3ºano) de uma escola pública em Santa Maria – DF estabeleceu-se uma comparação entre ambas, considerando cinco categorias: convivência e interação, papel/prática do professor/intérprete, Libras, Inclusão escolar e prática pedagógica. Por fim, destacamos aspectos semelhantes entre as turmas, tais como a dificuldade das professoras no ensino da Língua Portuguesa como segunda língua aos surdos, a utilização de português sinalizado e a ausência frequente das professoras intérpretes dentro de sala de aula. Quanto às diferenças, percebemos que, na turma I, a postura da professora intérprete não era adequada, utilizava poucos recursos didáticos e não havia um incentivo para uma maior convivência entre alunos surdos e ouvintes. Por outro lado, na turma II, havia aspectos a serem melhorados, porém, a professora preocupava-se com a aprendizagem de todos, incentivava-os e contribuiu muito no desenvolvimento dos alunos, fazia uso de materiais e recursos didáticos adequados, havia uma relação muito boa entre professora regente e professora intérprete, ensinava o mesmo conteúdo a todos e o mais importante, fazia o uso da Libras como primeira língua.
Abstract: This work was developed with the objetive to expose the activities that are carried out in two differents classes at a public school in Santa Maria in order to include deaf students. With this objective, we reviewed about the educational inclusion, and the brief history of deaf education. Also, we highlight the main educational philosophies, and finally, we analyzed the inclusion of deaf students. This research made use of a qualitative methodology, and with basis on the observations made in two classes (2• and 3• grade) at a public school in Santa Maria - DF was established a computer between them. To compare them was used five criteria: interation in the educational environment, role of the interpreter, Libras class, inclusive school and pedagogical practice. Thanks to that, we were able to notice some similar aspects between booth classes, such as the difficult of professors to teach portuguese as second language to deaf, the use of totally comunication, and the look of interpreters in class. Considering the differences, we notice that in the first class (class 1), the behavior of the teacher-interpreter was inadequade, she made use of few didatics resources, and there was not any encouragement from her to have more, and better interactions between deaf students and the other students. On the other hand, the second class (class 2) had few things to criticize and improve. The professor cared about the learning of everyone in class. She encouraged and helped a lot in the development of one completely deaf student in the class, she used a myried of materials and didatic resources, there was a good comunication between the professor and the interpreter, she used Libras as first language and tought everyone in class the same subject in the same phase.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.
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