Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20336
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_NataliadeOliveiraSilva_tcc.pdf20,36 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Discursos teóricos, concepções educacionais e modalidades pedagógicas na Conferência Nacional de Alternativas para uma Nova Educação - CONANE
Autor(es): Silva, Natália de Oliveira
Orientador(es): Rodrigues, Fátima Lucília Vidal
Assunto: Educação inovadora
Inovações educacionais
Data de apresentação: 23-Fev-2018
Data de publicação: 29-Jun-2018
Referência: SILVA, Natália de Oliveira. Discursos teóricos, concepções educacionais e modalidades pedagógicas na Conferência Nacional de Alternativas para uma Nova Educação - CONANE. 2018. 123 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O trabalho a seguir tem o objetivo de investigar as concepções educacionais apresentadas por diferentes agentes do movimento de educação alternativa e inovadora, no início do século XXI, participantes das três edições da Conferência Nacional de Alternativas para uma Nova Educação – CONANE. A intenção deste trabalho também é problematizar os resultados obtidos para facilitar a visualização das diferentes tendências encontradas. A metodologia realizada foi a pesquisa qualitativa, utilizando-se de pesquisa documental, transcrição de áudios, dinâmicas conversacionais, entrevistas e análise de redes sociais por descritores. A referência bibliográfica apresenta uma discussão crítica alicerçada nos autores José Carlos Libâneo (2005 e 2014), Tathyana Barrera (2016) e Moacyr Gadotti (2000), para citar alguns. Identificamos na pesquisa que a CONANE caminha para a predominância de três discursos teóricos: as teorias críticas, especialmente a Teoria Histórico-Cultural; as teorias pós-modernas, entre elas o Pós-Estrutruralismo, e as teorias pós-coloniais e decoloniais, que dialogam principalmente com a Teoria da Complexidade e com a militância intersetorial.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.