Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/20286
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_DavidSouzaDaSilva_tcc.pdf4,42 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise de impacto por elementos finitos sobre dispositivo estrutural de segurança veicular lateral
Autor(es): Silva, David Souza da
Orientador(es): Shzu, Maura Angélica Milfont
Assunto: Método dos elementos finitos
Segurança veicular
Automóveis - sistemas de segurança
Dispositivos protetores
Data de apresentação: Jul-2018
Data de publicação: 21-Jun-2018
Referência: SILVA, David Souza da. Análise de impacto por elementos finitos sobre dispositivo estrutural de segurança veicular lateral. 2018. 172 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Pretende - se com este trabalho analisar o comportamento de um dispositivo estrutural instalado no veículo ao receber um impacto lateral. Como a porta do veículo dianteira está próxima do passageiro ou condutor, a colisão lateral se torna um dos acidentes mais fatais à vítima. No Brasil, o projeto de lei PLS 307/2008 traz a obrigatoriedade das barras de proteção lateral. Então, o trabalho propõe o uso do Dispositivo de Segurança Estrutural no interior da porta dos veículos populares de chassi monobloco. O dispositivo tem por finalidade assegurar a integridade do passageiro, de forma que o dispositivo absorva a energia do impacto. A garantia do uso correto da ferramenta numérica foi buscada por meio da compreensão de resultados provenientes de exemplos simples retirados da bibliografia. Resultados analíticos e computacionais foram comparados fazendo-se uso do ANSYS Mechanical para dinâmica implícita e do ANSYS LS-DYNA para dinâmica explícita. Os resultados apresentaram uma boa aproximação entre si encorajando o desenvolvimento deste trabalho. Em seguida, foram feitos sete análises variando a geometria, material e espessura do dispositivo estrutural. Essas análises seguiram as condições dos trabalhos da bibliografia que seguem a norma FMVSS 214 que regulamenta "crash test"lateral em veículos no ensaio de colisão com poste rígido. Desta forma, foi possível verificar a redução da intrusão quando a porta possui o dispositivo e a influência da variação da espessura no absorção de energia devido ao processos de fabricação.
Abstract: The aim of this work is to analyze the behavior of a structural device installed in the vehicle when receiving lateral impact. Because the front passenger door is close to the passenger or driver, the side impact becomes one of the most fatal accidents to the victim. In Brazil, bill PLS 307/2008 brings the obligation of lateral protection bars. So, the work proposes the use of the Structural Safety Device inside the door of the popular vehicles of monoblock chassis. The device is intended to ensure the integrity of the passenger, so that the device absorbs the energy of the impact. The guarantee of correct use of the numerical tool was sought through the validation of results from simple examples taken from the bibliography. Analytical and computational results were compared using ANSYS textit Mechanical for implicit dynamics and ANSYS textit LS-DYNA for explicit dynamics. The results presented a good approximation between them, encouraging the development of this work. Then, nine analyzes were made varying the geometry, material and thickness of the structural device. These analyzes followed the conditions of the bibliographical works that follow the standard FMVSS 214 that regulates lateral crash test in vehicles in the collision test with rigid pole. In this way, it was possible to verify the reduction of the intrusion when the door has the device and the influence of the variation of the thickness in the absorption of energy due to the manufacturing processes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2018.
Aparece na Coleção:Engenharia Automotiva



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons