Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20280
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_MonicaGuoMing_tcc.pdf724,59 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância do desenvolvimento do transporte público na evolução da mobilidade urbana
Autor(es): Ming, Monica Guo
Orientador(es): Bertussi, Geovana Lorena
Assunto: Transporte público
Mobilidade urbana
Data de apresentação: Dez-2017
Data de publicação: 18-Jun-2018
Referência: MING, Monica Guo. A importância do desenvolvimento do transporte público na evolução da mobilidade urbana. 2017. 71 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, 2017.
Resumo: O trabalho em questão tem como objetivo evidenciar a importância do transporte público coletivo e de modos não motorizados de transporte para a evolução da mobilidade urbana, tema que foi deixado de lado durante muitos anos no Brasil e que vem ganhando espaço nos debates políticos. A partir do surgimento e desenvolvimento desenfreado de cidades em vários países ao redor do mundo, torna-se necessária a implementação do conceito de mobilidade e de integração, de modo a facilitar o deslocamento da população nas diversas atividades urbanas que compõem o dia a dia das pessoas. O grande e rápido aumento da frota de automóveis individuais nas cidades, em conjunto com o crescimento da frota de motocicletas, resultou em uma maior imobilidade da população no sistema viário, através do aumento do tempo de deslocamento e da emissão de poluentes, assim como o aumento do número de acidentes, fatores esses que contribuem para a redução da qualidade de vida da sociedade. Ao longo dos capítulos será apresentada a construção de um arcabouço teórico que apoia a relevância da infraestrutura de transportes para o desenvolvimento e crescimento econômico do país. Ademais, serão abordadas as características do sistema de transportes brasileiro, assim como a sua evolução, dados relacionados ao sistema e as consequências da presença majoritária de transportes individuais nas cidades brasileiras. Por fim, serão apresentadas soluções e casos internacionais que representam a modernização do sistema de transportes e a melhoria da mobilidade urbana.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons