Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2028
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_PauloAugustoRochaGoulart.pdf813,84 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Contexto e atitudes na mudança organizacional : um estudo realizado em duas empresas de Brasília
Autor(es): Goulart, Paulo Augusto Rocha
Orientador(es): Neiva, Elaine Rabelo
Assunto: Desenvolvimento organizacional
Comportamento organizacional
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 3-Out-2011
Referência: GOULART, Paulo Augusto Rocha. Contexto e atitudes na mudança organizacional: um estudo realizado em duas empresas de Brasília. 2011. 60 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A presente pesquisa, inserida no campo de estudos sobre mudança organizacional, buscou avaliar as possíveis relações entre o contexto organizacional e as atitudes que os indivíduos podem manifestar frente à mudança. Para tal, esta pesquisa, de caráter correlacional, considerou um universo de 107 indivíduos de duas organizações de Brasília – DF: uma pública e outra privada. Para medir o contexto, foi adotado um instrumento em fase de validação (NERY, 2011) composto de dois fatores, a saber: planejamento, preparo e experiências anteriores com a mudança; e risco e impacto das mudanças. Para medir as atitudes frente à mudança, foi adotado um instrumento validado por Neiva, Ros e Paz (2004), composto de três fatores, quais sejam: ceticismo, temor e aceitação. Para avaliar a possível relação entre os fatores, foi utilizada a técnica de regressão múltipla. Os resultados da pesquisa apontaram relação significante entre os fatores de contexto e atitudes frente à mudança, conforme está explicitado na formulação a seguir: a variável planejamento, preparo e experiências anteriores com a mudança explica negativamente a variável ceticismo, não explica a variável temor e explica positivamente a variável aceitação; já a variável risco e impacto das mudanças nos empregados explica positivamente a variável ceticismo, explica positivamente a variável temor, e não explica a variável aceitação. A pesquisa encontra suporte teórico nos estudos já realizados acerca da mudança organizacional, aos quais se recorreu no decorrer da elaboração do trabalho.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2028
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons