Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20279
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_LucasLopesMartins_tcc.pdf3,43 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorDoca, Thiago de Carvalho Rodrigues-
dc.contributor.authorMartins, Lucas Lopes-
dc.identifier.citationMARTINS, Lucas Lopes. Implementação e análise do elemento F-bar em subrotina UEL. 2017. 96 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2017.pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho foi apresentado o processo de implementação do elemento F-bar utilizando uma rotina UEL e o programa Abaqus. A formulação do elemento F-bar foi detalhada, bem como a estrutura da UEL. Para a validação e verificação do desempenho do F-BAR, quatro análises bidimensionais foram realizadas: (i) compressão pura, (ii) tração pura, (iii) cisalhamento e (iv) contato. Em todas as simulações, as soluções obtidas com o elemento F-bar foram comparadas com os resultados obtidos por outros dois elementos do próprio programa: elemento quadrilateral de quatro nós de integração plena -CP4E- e o elemento quadrilateral de quatro nós híbrido -CPE4H. Foi observado boa concordância entre os resultados obtidos pelo elemento híbrido e F-BAR nas quatro análises, apesar do elemento híbrido ter apresentado instabilidade e não convergência no problema de contato, quando malhas ligeiramente maiores e menores (em relação à malha que produziu o resultado) foram utilizadas. Em geral, nos problemas bidimensionais abordados neste relatório, o elemento F-bar não apresentou grandes vantagens que justifiquem sua utilização. É esperado que ele se mostre mais vantajoso quando empregado em problemas tridimensionais. Foi verificado também a impossibilidade de visualização de todas as variáveis de saída (e.g., tensão e área de contato) calculadas nas simulações com o elemento F-bar através da ferramenta de pós-processamento do Abaqus, necessitando então a utilização de uma ferramenta externa para leitura e visualização dessas informações.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMétodo dos elementos finitospt_BR
dc.subject.keywordSoftwarept_BR
dc.titleImplementação e análise do elemento F-bar em subrotina UELpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2018-06-18T12:10:41Z-
dc.date.available2018-06-18T12:10:41Z-
dc.date.submitted2017-12-06-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/20279-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This report follows the work of implementing the F-bar element through an UEL routine for its usage in Abaqus. The formulation of the F-bar element has been detailed as well as the UEL structure. For its validation of this new element three bidimensional analysis were performed (i) pure compression, (ii) pure traction, (iii) shear test and (iv) contact analysis. All four analysis results were compared to results obtained using Abaqus standard elements (4-node quadrilateral with full integration -CP4E and 4-node quadrilateral hybrid -CPE4H). Even though the hybrid element reported instability and nonconvergence analyzing the contact problem, when using different size’s mesh, it was noted great similarity between the four analysis results from the hybrid and the F-bar element. In general, at the bidimensional problems developed by this study the usage of the F-bar did not showed great advantages that would justify its usage. It is believed; however, that the element would be more effective when dealing with tridimensional problems. It was also verified the impossibility of visualizing all the output variables (e.g., stress or contact area) calculated at the simulations with the F-bar element through Abaqus post-processing tool, thus an external tool is required to further visualize this information.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia Mecânica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons