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dc.contributor.advisorTakasago, Milene-
dc.contributor.authorGonçalves, Jéssica Afonso-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Jéssica Afonso. Gasto público educacional na região centro-oeste. 2017. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, 2017.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa tem a finalidade de verificar a influência do gasto público na melhoria do nível educacional, como também demonstrar que o gasto serve como ferramenta para os gestores na tomada de decisões. Este trabalho justifica-se pela intenção de expor de forma clara e sucinta o tema abordado, trazendo informações pertinentes quanto à participação dos gastos públicos na qualidade da educação dos municípios, avaliando a influência do gasto público na região Centro-Oeste. Desta forma o objetivo geral desta pesquisa foi verificar a influência do gasto público na qualidade e eficiência do ensino, através de um estudo de caso. Foi realizado um levantamento bibliográfico, de forma a referenciar conceitos que foram utilizados para auxiliar a análise da pesquisa. Para alcançar o objetivo, foi realizada uma coleta de dados, aplicando uma abordagem do problema de forma quantitativa. A coleta e análise dos dados teve como fundamento a modelagem OLS em que cada variável endógena deve ser vista como tendo sua própria equação de regressão que descreve a estrutura das relações entre variáveis, isto é, equações estruturais, responsável pela obtenção dos resultados e coeficientes que possibilitaram inferir os impactos dos gastos públicos na região Centro-Oeste. Ficou constatado que nesta região o gasto público tem participação positiva no setor educacional, porém essa participação não é significativa, visto que um aumento de volume dos gastos não tem resultado significativo na melhora da qualidade de ensino básico (infantil e fundamental) da região, o que já se esperava e foi enfatizado com o resultado do coeficiente encontrado.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordGasto públicopt_BR
dc.subject.keywordEnsino - qualidadept_BR
dc.titleGasto público educacional na região centro-oestept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2018-06-13T14:24:43Z-
dc.date.available2018-06-13T14:24:43Z-
dc.date.submitted2017-12-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/20269-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The present research has a purpose of verifying the influence of public spending on better than education, but also demonstrate that spending serves as a tool for managers in decision making. This work is justified by the intention of presenting in a clear and succinct way the topic addressed, bringing information that refers to a share of public spending in the quality of education of municipalities, evaluating an influence of public spending in the Midwest. In this way, the general objective of the research is to verify the influence of the public expenditure on the quality and the efficiency of the teaching, through a case study. A bibliographical survey was carried out, in order to refer to concepts that were used to support a research analysis. To achieve the objective, a data collection was performed, applying a quantitative approach to the problem. The collection and analysis of the data based on the modeling in the OLS in which each variable end with its own regression equation that describes a structure of the relations between variables, that is, structuring, responsible for obtaining the results and coefficients that allowed to infer the impact of public spending in the Central-West region. The participation in the public spending region is positive, but this participation is not significant, since an increase in the volume of expenditures has not resulted in a significant improvement in the quality of basic education (basic and which was already expected and was emphasized with the result of the coefficient found.pt_BR
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