Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/20259
Título: | Estratégias didáticas e pedagógicas para a formação de leitores no ensino fundamental |
Autor(es): | Araújo, Márcia Geordânia Alves |
Orientador(es): | Mendes, Solange Alves de Oliveira |
Assunto: | Crianças - livros e leitura Interesses na leitura Letramento |
Data de apresentação: | 2016 |
Data de publicação: | 12-Jun-2018 |
Referência: | ARAÚJO, Márcia Geordânia Alves. Estratégias didáticas e pedagógicas para a formação de leitores no ensino fundamental. 2016. n.p. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | Este trabalho investigou as estratégias didáticas e pedagógicas que auxiliam na
formação de leitores. Pautamos o trabalho em Albuquerque (2006) e Soares (2002)
para a conceituação de alfabetização e letramento. Em relação às estratégias que
auxiliam na formação de leitores, recorremos a Solé (1998); Brandão (2005), entre
outros autores, que defendem que a compreensão deve ser um objeto de ensino e
aprendizagem. No que concerne à metodologia adotada no estudo, acompanhamos
a prática de uma professora do 3º ano do ciclo I em uma escola pública do Distrito
Federal no primeiro semestre de 2016. Optamos, amparados por Vianna (2003),
pela observação participante e pela Análise de Conteúdo Temática, conforme Bardin
(1977). Como resultados ilustrativos da pesquisa, percebemos que a professora,
predominantemente, leu para os alunos e também solicitava que estes lessem para
ela a fim de ser avaliada a fluência. Chamou-nos a atenção, também, o fato de a
compreensão leitora ocorrer, essencialmente, no final da exploração do texto. Em
poucos momentos a docente lançou mão de estratégias de leitura antes e durante
essa atividade. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons