Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20242
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_CamilaMariaMorenoDaSilva_tcc.pdf635,76 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Pedro Tierra, o poeta da resistência : os Poemas do povo da noite e a poesia de testemunho
Autor(es): Silva, Camila Maria Moreno da
Orientador(es): Pilati, Alexandre Simões
Assunto: Literatura brasileira
Poesia
Ditadura e ditadores
Brasil - história 1964-1985
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 5-Jun-2018
Referência: SILVA, Camila Maria Moreno da. Pedro Tierra, o poeta da resistência: os Poemas do povo da noite e a poesia de testemunho. 2017. 97 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Esta monografia, da área da crítica literária, analisou o conjunto de poemas da obra Poemas do povo da noite de Pedro Tierra de forma geral, com análise detida aos textos “Poema-prólogo” e “As mãos atadas”. Trata-se de poemas escritos no cárcere, durante a Ditadura Militar no Brasil, por um poeta e militante político. O trabalho também percorre a trajetória biográfica, política e literária de Pedro Tierra e contextualiza o processo de produção literária durante a Ditadura Militar, com apoio teórico das pesquisas já realizadas por Tânia Pellegrini (1996) e Regina Delcastagnè (2000). Os principais conceitos trabalhados para analisar a obra são os de “Literatura de Testemunho” e “Literatura Engajada” mobilizados por Theodor Adorno (2009), Walter Benjamin (1985), Jean Paul Sartre (2015).
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2017.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons