Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20229
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_HumbertoBenincasaNeto_tcc.pdf854,23 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Implantação do sistema eletrônico de informações na Secretaria de Estado de Mobilidade do Distrito Federal : accountability e governo eletrônico
Autor(es): Benincasa Neto, Humberto
Orientador(es): Rodrigues, Leandro do Nascimento
Assunto: Accountability
Governo eletrônico
Sistema Eletrônico de Informações (SEI)
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 4-Jun-2018
Referência: BENINCASA NETO, Humberto. Implantação do sistema eletrônico de informações na Secretaria de Estado de Mobilidade do Distrito Federal: accountability e governo eletrônico. 2017. 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de oferecer ao leitor uma abordagem dos impactos da implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) na Secretaria de Estado de Mobilidade em relação à capacidade deste órgão em ser accountable e responder às determinações e expectativas dos agentes de controle. Serão analisadas três ações de controle externo e interno compreendidas entre a representação oferecida pelo Ministério Público de Contas ao Tribunal de Contas do Distrito Federal, em novembro de 2008 e o relatório final do Grupo de Trabalho criado para analisar os processos originados do recadastramento dos taxistas, de setembro de 2017. Estas ações serão estudadas à luz da teoria de accountability horizontal proposta por Guillermo O’Donnell. Também será objeto de análise a resposta institucional da secretaria a achados destas auditorias, que resultou na implantação do SEI como sistema de produção, gestão e tramitação de processos eletrônicos. Servirão de balizadores a este estudo formulações acerca do governo eletrônico – ou e-gov – amplamente aceitas no campo. Por fim e respaldados pela teoria e pela experiência do autor, participante ativo dos acontecimentos descritos a partir de finais de 2016, na condição de coordenador suplente da equipe de implantação do SEI, procuraremos relacionar os resultados obtidos com a mudança institucional provocada pelo emprego da ferramenta nas atividades diárias com as transformações observadas na práxis administrativa da unidade.
Resumén: Este trabajo tiene el objetivo de ofrecer al lector una análisis de los impactos de la implantación del Sistema Electrónico de Informaciones (SEI) en la Secretaria de Estado de Movilidad en relación a capacidad de este órgano en ser accountable y responder a las determinaciones y expectativas de los agentes de control. Serán analizadas tres acciones de control externo y interno comprendidas entre la representación ofrecida por el Ministerio Publico de Cuentas al Tribunal de Cuentas del Distrito Federal, en noviembre de 2008 y el informe final del Grupo de Trabajo creado para analizar los procesos originados del recadastramento de los taxistas , de septiembre de 2007. Estas acciones serán estudiadas a la luz de la teoría de accountability horizontal propuesto por Guillermo O’Donnell. También será objeto de análisis la respuesta institucional de la secretaria a hallazgos de estas auditorías, que resultó en la implantación del SEI como un sistema de producción, gestión y tramitación de procesos electrónicos. Servirán de limitadores a este estudio formulaciones acerca del gobierno electrónico - o e-gov- ampliamente aceptas en la academia. Por fin e respaldados por la teoría e por la experiencia del autor, participante activo de los acontecimientos descriptos desde el final de 2016, en la condición de coordinador suplente de equipo en la implantación del SEI, buscaremos relacionar los resultados obtenidos con el cambio institucional provocado por el empleo de herramientas en las actividades diarias con las transformaciones observadas en la praxis administrativa de la unidad.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2017.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2017.TCC.20229
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons