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Título: #impeachment ou #naovaitergolpe : uma análise sobre a folksonomia na indexação de imagens fotográficas em redes sociais da Web 2.0
Autor(es): Nóbrega, Isabella de Oliveira e
Orientador(es): Manini, Miriam Paula
Assunto: Folksonomia
Etiquetagem
Indexação
Redes sociais on-line
Impeachment
Data de apresentação: 8-Jul-2016
Data de publicação: 4-Jun-2018
Referência: NÓBREGA, Isabella de Oliveira e. #impeachment ou #naovaitergolpe : uma análise sobre a folksonomia na indexação de imagens fotográficas em redes sociais da Web 2.0. 2016. 101 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Analisa a Folksonomia sob a perspectiva da indexação de imagens fotográficas em um estudo de caso nas redes sociais Flickr e Instagram. Insere-se no contexto da crise sociopolítica brasileira culminada pelo impeachment da então presidente Dilma Rousseff em 2016, quando os brasileiros, além de irem às ruas, foram também à Internet e se dividiram em tags contra e a favor do governo. Dentro deste contexto, busca identificar os padrões de etiquetagem utilizados pelos usuários nas duas redes com base nos níveis de compreensão da imagem de Panofsky (2009) e na Dimensão Expressiva de Manini (2002), em paralelo com os estilos de etiquetagem de Cañada (2006), para que, assim, seja possível analisar o potencial da etiquetagem como método de representação da informação imagética e como fator de construção da memória coletiva.
Abstract: This case study analyzes Folksonomy from the perspective of the photographic image indexing in the social networks Flickr and Instagram. It has as its context the sociopolitical crisis culminated in Brazil due to the impeachment of the president Dilma Rousseff in 2016, when Brazilians not only took the streets, but also protested in the Internet, divided into tags in favor and against the government. In this context, this study seeks to identify tagging patterns used in both sites based on the image content levels proposed by Panofsky (2009) and the expressive dimension proposed by Manini (2002), parallel to the tagging styles proposed by Cañada (2006), in order to make it possible to analyze the potential of tagging as a method to represent imagetic information and as a building factor of collective memory.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2016.
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