Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20217
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_LauraMotaCarvalho_tcc.pdf1,76 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O bibliotecário escolar como mediador da aprendizagem : aplicativo interativo para comunidade escolar
Autor(es): Carvalho, Laura Mota
Orientador(es): Feitosa, Ailton Luiz Gonçalves
Assunto: Bibliotecas escolares
Competências educacionais
Tecnologia na educação
Aplicativos
Data de apresentação: 15-Ago-2016
Data de publicação: 4-Jun-2018
Referência: CARVALHO, Laura Mota. O bibliotecário escolar como mediador da aprendizagem: aplicativo interativo para comunidade escolar. 2016. 75 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Objetiva propor um aplicativo para dispositivos móveis que permita a interação entre a comunidade escolar, a fim de tornar a biblioteca mais proativa no exercício do seu papel de mediação da aprendizagem, manter o professor atualizado sobre os novos métodos de ensino, uso tecnologias e tendências relacionadas à sua disciplina. Além de incentivar a inovação, a pesquisa incentiva uma maior valorização dos recursos da biblioteca par a contribuição com o processo de ensino-aprendizagem. Foi feito um estudo fenomenológico e de caráter exploratório sobre o aplicativo. Os requisitos do aplicativo foram selecionados a partir da análise do site da Biblioteca do Colégio Marista João Paulo II, conforme as diretrizes da Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias (IFLA) para o serviço de referência digital, tomando como base as recomendações da literatura sobre biblioteca escolar e as competências educacionais necessárias aos estudantes, professores e bibliotecários no século XXI. Concluiu-se que a biblioteca escolar só cumpre seus objetivos quando acompanha o projeto político-pedagógico da escola, por isso é necessária a interação entre bibliotecário e professor; as competências pessoais dos estudantes para o século XXI tem grande ligação com o aprendizado informacional e para a formação profissional, para isso, deve-se desenvolver a autonomia e o pensamento crítico do cidadão, além da conscientização para o trabalho em equipe, os profissionais devem desenvolver suas competências pessoais de modo a auxiliar o aprendizado do estudante. É necessário que a educação acompanhe o contexto tecnológico social e saiba fazer uso das tendências educacionais. Por fim, o aplicativo é proposto com o intuito de possibilitar o aprendizado de modo atrativo aos estudantes e auxiliar o trabalho dos professores e bibliotecários, por meio do uso da tecnologia.
Abstract: Aims to propose an application for mobile devices that enable interaction between the school community in order to make more proactive library in the exercise of its role in mediating learning, keep updated teacher on new teaching methods, use of technologies and related trends to their discipline. In addition to encouraging innovation, research encourages a greater appreciation of library resources pair contribution to the teaching-learning process. A phenomenological study and exploratory nature of the application was made. The application requirements were selected from the Marist College Library John Paul II site analysis, according to the guidelines of International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA) for the digital reference service, based on the literature recommendations on school library and educational skills needed by students, teachers and librarians in the XXI century. It was concluded that the school library only fulfills its objectives when accompanying political-pedagogical project of the school, so it is necessary the interaction between teacher and librarian; personal skills of students for the twenty-first century has great connection with the informational learning and vocational training for this, one must develop autonomy and critical thinking of the citizens, as well as awareness for teamwork, professionals must develop their personal skills in order to assist student learning. It is necessary that education accompanies the social technological context and know how to make use of educational trends. Finally, the application is proposed in order to facilitate the learning attractive way to students and assist the work of teachers and librarians, through the use of technology.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2016.
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons