Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20188
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_BiancaCristinaVieiraDaSilva_tcc.pdf978,48 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Ensino de violino para adultos iniciantes : uma análise de conteúdo e estratégias de ensino
Autor(es): Silva, Bianca Cristina Vieira da
Orientador(es): Montandon, Maria Isabel
Assunto: Música - instrução e estudo
Instrumentos musicais
Violino - instrução e estudo
Data de apresentação: 8-Dez-2016
Data de publicação: 29-Mai-2018
Referência: SILVA, Bianca Cristina Vieira da. Ensino de violino para adultos iniciantes: uma análise de conteúdo e estratégias de ensino. 2017. 98 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A aprendizagem de violino tem sido, tradicionalmente, mais enfoque para as crianças, tanto na preparação de professores quanto na produção de materiais destinados a seu ensino. Por outro lado, adultos iniciantes também têm procurado aulas de violino, por diversas razões. O objetivo geral desta monografia foi analisar e compreender o que os materiais de ensino do violino para iniciantes apresentam como tendências e características e propor estratégias pedagógicas musical e tecnicamente direcionadas ao público iniciante adulto. Para a elaboração deste trabalho de conclusão de curso foi usada a abordagem qualitativa e o método dedutivo por meio da análise de conteúdo para analisar os seguintes métodos pedagógicos: Foundation Studies for the Violin (Wohlfahrt); A practical Method for Violin (Nicolas Laoureux); The Doflein Method-the beginning (Elma Dofleinand Erich Doflein, 1951); Método Suzuki (Shinichi Suzuki); String Builder Violin- Belwin Course for Strings (Samuel Applebaum); Essential Elements for Strings - Original Series- Violin (Robert Gillespie, Pamela Tellejohn Hayes, Michael Allen); Método arco: Técnicas de arco para violino volume 1 (Patrícia Mello); New Directions For Strings (Joanne Erwin, Kathleen Horvath, Robert D. McCashin, Brenda Mitchell); O'Connor Violin Method (Mark O'Connor); Sound Innovation for String Orchestra (Bob Phillips, Peter Boonshaft, Robert Sheldon). A revisão de literatura discutiu o conceito de adulto de acordo com Cláudia Andrade, Nilce da Silva, dicionário informal, dicionário da língua portuguesa, revista “empreender: da teoria à prática” e do texto coletivo do site psicologia; Aprendizagem de adultos conforme Maria Isabel Montandon, Filomena Sousa, Claudia Andrade, Virginia Mello dos Santos, texto coletivo do site psicologia, Julie Tebbs, Alba Souza; autores que apresentam discussões na área de ensino e violino para iniciantes e motivação no ensino de violino Cledinaldo Pinheiro, Maria Isabel Montandon, Bergmann Filho, Dayane Figueiredo, Julie Tebbs; ensino e metodologias tradicionais e inovadoras para violino conforme Raimundo Silva, Maria Isabel Montandon, Bárbara Barber, Robin Deverich. Conclui-se que os métodos estudados não se destinam à aprendizagem de violino para adultos, embora o público alvo desses procedimentos não é declarado. É possível adaptar todo e qualquer material de acordo com a necessidade particular de cada aluno, analisando seus objetivos e criando um planejamento por aula ou por períodos.
Abstract: Violin learning has traditionally been more focus for children, both in teacher preparation and in the production of materials. On the other hand, beginner adults have also been looking for violin lessons for several reasons. The general objective of this monograph was to analyze and document the violin teaching materials for beginners, such as trends and characteristics and pedagogical musical proportion and technically directed to the adult beginner audience. For the preparation of this course, a qualitative approach was used, and the derived method was analyzed through content analysis to analyze the following pedagogical methods: Foundation Studies for Violin (Wohlfahrt); A Practical Method for Violin (Nicolas Laoureux); The Doflein Method - The Beginning (Elma Doflein and Erich Doflein, 1951); Suzuki method (Shinichi Suzuki); String Builder Violin - Belwin Course for Strings (Samuel Applebaum); Essential Elements for Strings - Original Series - Violin (Robert Gillespie, Pamela Tellejohn Hayes, Michael Allen); Bow method: Bow techniques for violin volume 1 (Patrícia Mello); New directions for ropes (Joanne Erwin, Kathleen Horvath, Robert D. McCashin, Brenda Mitchell); Method of violin O'Connor (Mark O'Connor); Sound Innovation for String Orchestra (Bob Phillips, Peter Boonshaft, Robert Sheldon). A review of debatable literature, the concept of adult according to Cláudia Andrade, Nilce da Silva, informal dictionary, dictionary of the Portuguese language, book “empreender: da teoria à prática” and the collective text of the site psicologia; Adult learning according to Maria Isabel Montandon, Filomena Sousa, Claudia Andrade, Virginia Mello dos Santos, collective text of the psychology website, Julie Tebbs, Alba Souza; authors and discussions in the area of teaching and violin for beginners and motivation without teaching of violin Cledinaldo Pinheiro, Maria Isabel Montandon, Bergmann Filho, DayaneFigueiredo, Julie Tebbs; teaching and methodologies and innovative for violin according to Raimundo Silva, Maria Isabel Montandon, Barbara Barber, Robin Deverich. It is concluded that the methods studied are not intended for violin learning for adults, although they are not public. It is possible to adapt everything and any material according to a particular need of each student, analyzing their objectives and creating a planning by class or by periods.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2017.
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons