Título: | A importância da biblioteca escolar e a formação dos bibliotecários em universidades federais do Brasil |
Autor(es): | Melo, Thaís Suguiura de |
Orientador(es): | Juvêncio, Carlos Henrique |
Assunto: | Bibliotecas escolares Bibliotecários - formação profissional Biblioteconomia - currículo |
Data de apresentação: | 19-Ago-2016 |
Data de publicação: | 29-Mai-2018 |
Referência: | MELO, Thaís Suguiura de. A importância da biblioteca escolar e a formação dos bibliotecários em universidades federais do Brasil. 2016. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | O foco do trabalho foi a importância da biblioteca escolar e a formação do profissional da área em universidades federais. A biblioteca escolar é detalhada em algumas de suas peculiaridades, como seu espaço físico, seu papel no incentivo à leitura e as ações que devem ser promovidas para que os usuários possam ter uma participação ativa dentro dela. Quanto a formação do profissional, foi explicado o modo como os currículos evoluíram até os dias atuais e como estão com relação a disponibilização de matérias com temática infantil ou especificas de biblioteca escolar. Foi desenvolvido um estudo qualitativo descritivo onde foram verificados todos os currículos de universidades federais, que possuem o curso de Biblioteconomia, para que pudesse ser constatado quais ofertavam matérias que contribuíssem com um maior entendimento do tema de biblioteca escolar. Além disso foi estudado a Lei nº 12.244, que vem atribuir algumas obrigações as escolas com relação as bibliotecas, como a obrigatoriedade de bibliotecas em escolas da rede pública e privada, um acervo de um título para cada estudante matriculado e um bibliotecário. Foi observado que poucas universidades contribuem com a formação do bibliotecário na área escolar e, as que disponibilizam matérias, tratam apenas do básico. Quanto a Lei nº 12.244 há um certo pessimismo, pois o prazo para ser aplicado é 2020 e não existe base para que aconteça. |
Abstract: | The work was focused on the importance of the school library and also on the formation area of the professional graduating in federal universities. The school library has some details when is comes to its peculiarities, such as physical space, its role in encouraging reading and the activities that should be promoted in order to the users can be part of it actively. As for the professional formation, it was explained how the the curriculums evolved to the present day and their relation with the availability of courses with a child theme and specific scholar library courses. It was developed an exploratory qualitative study where it was checked all the curriculums of federal universities, which have the course in librarianship, so it could be found which one offered courses that could contribute to a greater understanding of the school library theme. Also was studied Law No. 12,244, which comes assign certain obligations regarding schools libraries, such as the requirement of libraries in the public and private schools, a collection of a title for each enrolled student and librarian. It was observed that few universities contribute to the formation of the librarian in the school area and those which provide these courses, treat only the basics. About the Law No. 12,244 there is a certain pessimism because the deadline to apply is 2020 and there is no basis for it to happen. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2016. |
Aparece na Coleção: | Biblioteconomia
|