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Título: A importância do estudo de comportamento informacional para as bibliotecas universitárias
Autor(es): Carvalho, Cristiane da Silva Marinato
Orientador(es): Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
Assunto: Comportamento informacional
Bibliotecas universitárias
Bibliotecários
Bibliotecas - estudo de usuários
Data de apresentação: 16-Ago-2016
Data de publicação: 29-Mai-2018
Referência: CARVALHO, Cristiane da Silva Marinato. A importância do estudo de comportamento informacional para as bibliotecas universitárias. 2016. 77 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente trabalho analisou a importância dos estudos de comportamento informacional para bibliotecas universitárias. Para tanto, os objetivos foram: identificar o perfil dos bibliotecários atuantes nas bibliotecas universitárias; levantar a percepção dos bibliotecários sobre o estudo de comportamento informacional e identificar os obstáculos para realização do referido estudo. A abordagem quantitativa, realizada com a utilização de questionário para coleta de dados, coletou dados de 56 questionários respondidos por bibliotecários atuantes em bibliotecas universitárias. Os resultados mostram que há muitos bibliotecários que nunca participaram de um estudo de usuários em todo tempo de carreira. O desinteresse da coordenação e a falta de profissionais capacitados para realizar o estudo foram os principais obstáculos citados pelos respondentes. A maioria dos respondestes afirma saber que, por intermédio do estudo de comportamento informacional é possível conhecer a necessidade informacional dos usuários e atender melhor suas expectativas, porém não o priorizam da forma devida, o que justifica o fato de muitas bibliotecas universitárias, em nenhum momento, terem realizado um estudo de comportamento informacional.
Abstract: This study analyzed the importance of information behavior studies for university libraries. Therefore, the objectives were to identify the profile of active librarians in university libraries; raise awareness of librarians about the study of information behavior and identify the obstacles to completion of the study. The quantitative approach, performed with the use of questionnaire to collect data, collected data from 56 questionnaires answered by librarians active in university libraries. The results show that many librarians who have never participated in a study of users throughout career time. The disinterest of coordination and lack of trained professionals to conduct the study were the main obstacles cited by respondents. Most answered claim to know that, through the information behavior study can meet the informational needs of users and better meet your expectations, but does not prioritize the proper form, which justifies the fact that many university libraries at no time have a study of information behavior.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2016.
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