Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20167
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_IngridDaSilvaRamalho_tcc.pdf551,6 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O caso Edvan Lima e a corporeidade de pessoas em situação de rua em casos de violência no jornal Correio Braziliense
Autor(es): Ramalho, Ingrid da Silva
Orientador(es): Resende, Viviane de Melo
Assunto: Análise do Discurso Crítica (ADC)
População em situação de rua
Violência
Pessoas desabrigadas
Correio Braziliense (Jornal)
Comunicação de massa - aspectos sociais
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 28-Mai-2018
Referência: RAMALHO, Ingrid da Silva. O caso Edvan Lima e a corporeidade de pessoas em situação de rua em casos de violência no jornal Correio Braziliense. 2017. 22 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho é resultado da segunda etapa da pesquisa Representação midiática da violação de direitos e da violência contra pessoas em situação de rua no jornalismo on-line e trata exclusivamente de matérias publicadas entre os anos de 2011 e 2013 no Correioweb, plataforma virtual do jornal Correio Braziliense, que apresentaram resultados na busca por palavras-chave associadas à situação de rua. Na etapa anterior, o corpus foi organizado no software NVivo e analisado com categorias teoricamente motivadas pela análise de discurso crítica como intertextualidade e fontes jornalísticas, modos de referência, modos de avaliação e modos de representação. A primeira seção, traz uma contextualização da situação de rua em Brasília e no jornal Correio Braziliense, baseando-me nas análises realizadas na primeira etapa da pesquisa. Posteriormente, explana sobre o caso de Edvan Lima e a similaridade entre este e outros casos brutais que ocorreram na capital federal e tiveram o uso do fogo como instrumento de ataque a pessoas em situação de rua. Na terceira seção, explicita como a ADC e os conceitos de corporeidade na contemporaneidade foram fundamentais para a investigação da representação do corpo de Edvan Lima nos textos em foco neste artigo, para, na quarta seção, analisar os dados. Por fim, apresenta as considerações de todo o trabalho realizado.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2017.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons