Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/20155
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_LarissaCrisitinaPaulaReis_tcc.pdf339,52 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação de proficiência em leitura em língua inglesa dos alunos de Letras da Universidade de Brasília
Autor(es): Reis, Larissa Cristina Paula
Orientador(es): Almeida, Vanessa Borges de
Assunto: Leitura
Proficiência em línguas
Língua inglesa - testes de aptidão
Data de apresentação: 8-Dez-2017
Data de publicação: 24-Mai-2018
Referência: REIS, Larissa Cristina Paula. Avaliação de proficiência em leitura em língua inglesa dos alunos de Letras da Universidade de Brasília. 2017. 36 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Inglês)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente trabalho insere-se na área de Linguística Aplicada, mais especificamente no campo de Avaliação de Proficiência em Línguas, e possui caráter exploratório e natureza quantitativa. O estudo visa a pesquisar sobre a proficiência em leitura em Língua Inglesa dos alunos de Letras Inglês (Bacharelado/Licenciatura/Línguas Estrangeiras Aplicadas) da Universidade de Brasília (UnB), tendo por base as seguintes perguntas de pesquisa: (1) qual nível de proficiência os participantes atingem na prova de leitura do IELTS?; e há diferenças de níveis considerando (1.1) o curso na universidade e (1.2) o ano de ingresso no curso? É sabido que tal habilidade não é de fácil mensuração, mas que é de fundamental importância, especialmente no meio acadêmico. Participaram deste estudo 32 alunos dos cursos mencionados que ingressaram na universidade entre os anos de 2013 e 2017. Os dados foram coletados por meio de um questionário e um simulado da prova de leitura do International English Language Testing System (IELTS). Os resultados apontam para diferenças em níveis de proficiência em leitura entre cursos, quando consideradas as faixas do IELTS, e também para uma progressão na proficiência em leitura ao longo do curso.
Abstract: This paper is set in the area of Applied Linguistics specifically in the field of Language Testing and Assessment, being an exploratory quantitative study. It aims at investigating the reading ability in English as a foreign language of Brazilian “Letters-English” (Bachelor’s/Licentiate’s/Applied Foreign Languages) students at the University of Brasília (UnB). The following research questions guided this study: (1) what IELTS band do the participants reach?; and are there differences in levels between (1.1) courses and (1.2) years of course start? Thirty two students who had started their course between the years of 2013 and 2017 were participants. Data were collect through a questionnaire and a simulated administration of the International English Language Testing System (IELTS) reading paper. Results point to differences in reading proficiency between courses when the IELTS bands are considered, and also to a progression in reading proficiency throughout the course.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2017.
Aparece na Coleção:Letras - Inglês



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons