Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20118
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_GuilhermeBelotiSoares_tcc.pdf1,79 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise de energização e religamento de linha de transmissão no software ATP
Autor(es): Soares, Guilherme Beloti
Orientador(es): Reis, Alex
Assunto: Energia elétrica - transmissão
Pára-raios
Sistemas elétricos de potência
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 21-Mai-2018
Referência: SOARES, Guilherme Beloti. Análise de energização e religamento de linha de transmissão no software ATP. 2017. 75 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Energia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Sistemas elétricos operam em regime permanente onde tensão, corrente e frequência mantêm-se em valores nominais. Em linhas de transmissão, manobras como energização e religamento geram sobretensões que não podem ser evitadas. A omissão destas sobretensões se torna um processo consideravelmente difícil, porém, o impacto no sistema pode ser reduzido. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo a realização de simulações de uma linha de transmissão de energia elétrica, utilizando o software ATP (Alternative Transient Program), uma plataforma computacional destinada à modelagem e simulação de circuitos e sistemas elétricos transitórios no domínio do tempo. E assim, analisar estes métodos de controle de sobretensões para os casos de energização e religamento tripolar da linha, determinando quais as melhores condições para fazer tais manobras. Apresentam-se os resultados através de informações estatísticas alcançadas a partir das simulações realizadas, analisando os valores máximos e médios das sobretensões que podem ocorrer no sistema. Por fim, concluiu-se com este trabalho a importância de serem feitas simulações para o estudo preventivo de manobras de energização de linha de transmissão.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia de Energia, 2017.
Aparece na Coleção:Engenharia de Energia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons