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Título: Sistema de controle de cadeira de rodas motorizada para usuários portadores de tetraplegia
Autor(es): Ivo, Regina Marcela
Orientador(es): Muñoz Arboleda, Daniel Mauricio
Coorientador(es): Els, Rudi Henri Van
Assunto: Cadeiras de rodas
Sistemas de controle
Sistemas embarcados (Computadores)
Controladores (Engenharia mecatrônica)
Data de apresentação: 6-Jul-2017
Data de publicação: 17-Mai-2018
Referência: IVO, Regina Marcela. Sistema de controle de cadeira de rodas motorizada para usuários portadores de tetraplegia. 2017. 90 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Eletrônica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente projeto visa a construção de um sistema de controle para adaptação de uma cadeira de rodas comum em uma cadeira de rodas elétrica para usuários com mobilidade reduzida. Trata-se do desenvolvimento de uma solução de baixo custo no intuito de preencher uma lacuna existente sobre soluções desse tipo no mercado nacional. No processo de implementação, optou-se por utilizar uma metodologia bottom-up, na qual é compreendida a elaboração do módulo de driver de potência para acionamento dos motores, módulo do controlador, módulo de acionamento utilizando um joystick e do módulo de sensoriamento de temperatura dos motores. Em termos de plataforma para o hardware de controle optouse pela utilização da BeagleBone Black em função de diversos fatores como disponibilidade no laboratório, quantidade de pinos de GPIOs, especialmente a conectividade com entradas analógicas, e capacidade de processamento. No que se refere ao módulo de driver de potência, o mesmo foi construído levando em consideração a potência de 144W de cada motor, necessidade de implementação de circuitos isoladores, circuito de proteção contra falhas no acionamento de modo a evitar acionamento simultâneo e circuito de proteção contra surtos, assim como uma ponte H construída a partir de transistores MOSFET, em virtude da alta corrente que deve ser chaveada. Portanto, atrelado a questões inerentes ao processo de construção do projeto está o esquadrinhamento de áreas específicas do conhecimento como eletrônica de potência para projeto do driver, controlador PID para controle de velocidade e filtro de kalman escalar para filtragem dos sinais do sensor de temperatura. Realizou-se testes de bancada utilizando um tacômetro digital de modo a aferir o desempenho das placas do driver de potência, a leitura do joystick, bem como a integração do sistema de controle com o joystick e o Driver de modo a demonstrar o funcionalismo do sistema implementado.
Abstract: The following project aims to build a control system in order to adapt a regular wheelchair into an electric wheelchair for reduced mobility people. The intention is to develop a low cost solution that fills the gap on such solutions in the national market. In the implementation process, it was decided to use the bottom-up methodology, in which it is initially comprised the preparation of the power driver module for driving the motors and the controller module, the actuation module using a joystick, and sensing of motors temperatures. In terms of hardware platform control, the BeagleBone Black was chosen for reasons such as the availability in the lab, the numbers of GPIOs pins, especially the connectivity with analog inputs, and processing power. Regarding to the power driver module, it was constructed taking into consideration the required power of 144W for each motor, the necessity of implementing insulators circuits and surge protection as well as an H bridge, that make use of MOSFET transistors, due to the high current that must be driven. Therefore, linked to issues related to the project construction process is full exploration of specific areas of knowledge as power electronics to the construction of the power driver module, PID controller for speed control and implementation of Kalman filters for filtering the temperature sensors signals. Tests were performed using a digital tachometer to gauge the performance of the power driver boards,the reading of the joystick as well the integration of the control system with the joystick and the power driver boards in order to demonstrate the functionalism of the system.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2017.
Aparece na Coleção:Engenharia Eletrônica



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