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Título: Síndrome de Burnout em enfermeiros que trabalham em unidades de terapia intensiva : revisão integrativa
Autor(es): Vasconcelos, Matheus Linhares
Orientador(es): Guilhem, Dirce Bellezi
Assunto: Síndrome de Burnout
Esgotamento profissional
Enfermeiros - prática profissional
Enfermeiros
Trabalhador - saúde
Unidade de tratamento intensivo
Data de apresentação: 10-Nov-2017
Data de publicação: 10-Mai-2018
Referência: VASCONCELOS, Matheus Linhares. Síndrome de Burnout em enfermeiros que trabalham em unidades de terapia intensiva: revisão integrativa. 2017. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Objetivo: Identificar por meio da literatura brasileira fatores relacionados à síndrome de Burnout em enfermeiros que trabalham em unidades de terapia intensiva, verificando os principais fatores desencadeadores da síndrome e as estratégias indicadas para seu enfrentamento. Método: Revisão Integrativa de artigos publicados de janeiro de 2007 a abril de 2017 indexados nas bases de dados: SciELO; BDENF, LILACS e MEDLINE, os quais foram acessados através da Biblioteca Virtual em Saúde. Os descritores utilizados na língua portuguesa foram: Esgotamento profissional; Enfermeiras e enfermeiros; Saúde do trabalhador e Unidades de Terapia Intensiva. Resultados: Após processo de seleção, quatorze artigos foram analisados e, por meio deles, foram identificadas cinco categorias para definição dos fatores desencadeadores da Síndrome de Burnout em enfermeiros que trabalham em UTI: condições de trabalho no ambiente da prática profissional, fatores emocionais enfrentados, fatores cognitivos, fatores físicos vivenciados e relacionamentos interpessoais entre os membros da equipe de enfermagem e multiprofissional. Foram identificadas estratégias de enfrentamento da síndrome de Burnout: religiosidade; bom relacionamento interpessoal no trabalho e comunicação efetiva; prática de atividade física; momentos de lazer; confraternização entre a equipe e a prática gerencial sustentada em bases científicas. Conclusão: O estudo possibilitou a compreensão dos fatores desencadeadores da Síndrome de Burnout e das estratégias individuais e organizacionais para sua prevenção e enfrentamento. A melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores poderá ter influência decisiva na qualidade da assistência de enfermagem prestada com visão humanística e eficiência.
Abstract: Objective: To identify, through the Brazilian literature, factors related to Burnout Syndrome in nurses working in intensive care units (ICU), checking the main factors that trigger the Burnout Syndrome and the strategies indicated for its coping. Method: Integrative Literature Review of articles published from January 2007 to April 2017 indexed in the databases: SciELO; BDENF, LILACS and MEDLINE which were accessed through the Virtual Health Library. The descriptors used in the Portuguese language were: Burnout, professional; Nurses; Occupational health; Intensive Care Units. Results: After the selection process, fourteen articles were analyzed and, through them, were identified five categories to define Burnout Syndrome´s triggering factors in nurses working in ICU: work conditions in the professional practice environment, emotional factors faced, cognitive factors, factors physicists experienced and interpersonal relationships between nursing and multiprofessional team members. Coping strategies for Burnout Syndrome were identified: religiosity; good interpersonal relationship at work and effective communication; practice of physical activity; moments of leisure; fraternization between the team and the managerial practice sustained in scientific bases. Conclusion: The study allowed to understand the Burnout Syndrome´s triggering factors and the individual and organizational strategies for its prevention and coping. The improvement of workers' quality of life may have a decisive influence in the quality of nursing assistance with humanistic vision and efficiency.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2017.
Coorientador(es): Ferreira, Graziani Izidoro
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