Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2008
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_AndreiaPereiradosSantos.pdf893,98 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A remuneração baseada em desempenho como ferramenta estratégica empresarial
Autor(es): Santos, Andréia Pereira dos
Orientador(es): Coelho Junior, Francisco Antonio
Assunto: Salários
Trabalho - desempenho
Estratégia
Administração de empresas
Data de apresentação: 4-Jul-2011
Data de publicação: 20-Set-2011
Referência: SANTOS, Andréia Pereira dos. A remuneração baseada em desempenho como ferramenta estratégica empresarial. 2011. 57 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Com o advento da globalização, a concorrência entre as organizações se tornou mais acirrada, surgindo, assim, a necessidade de novos fatores de diferenciação. Com as empresas atentas a essas novas exigências, logo perceberão que um dos fatores estará alinhado no interesse dos funcionários com a empresa por meio da forma de remunerá-los, uma vez que os modelos atuais de gestão de cargos e salários se tornaram obsoletos e ultrapassados. O mercado procura empresas que possuem a capacidade de se reciclarem e se adaptarem as novas perspectivas. Essas exigências estão atreladas, principalmente à forma como as organizações remuneram os seus funcionários, pois é necessário mudar os métodos através da flexibilidade com ênfase no trabalho em grupo e nessas novas formas de remunerar para ter a oportunidade de ser única no mercado. Além disto, torna-se uma das melhores formas de elevar o potencial da empresa em relação aos negócios e a estratégia da empresa. Por isso, a necessidade de aprofundar nesse tema e discorrer sobre a contribuição da remuneração baseada no desempenho para a estratégia da empresa. Para isso foi realizada um estudo de caso, que possui como foco a remuneração baseada no desempenho alinhada a estratégia da empresa e a motivação para obtenção dos objetivos organizacionais e pessoais do funcionário, entre outros. A pesquisa envolveu 27 funcionários de uma organização do ramo de vestuário, com o objetivo de verificar, empiricamente, qual a percepção dos funcionários sobre o sistema de remuneração baseado no desempenho. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de questionários, onde se verificou que o sistema de remuneração baseada em desempenho auxilia a organização a atingir seus objetivos estratégicos segundo a percepção de funcionários lotados em distintas atribuições na Organização investigada. Como contribuição, foi recomendada a empresa um modelo estruturado de remuneração baseado em desempenho, bem como planejamento e aplicação das metas de forma prática. Em relação a limitações encontradas na pesquisa, houve a dificuldade em encontrar empresas dispostas a auxiliar no desenvolvimento do projeto. Diante disso, recomenda-se o estudo da relação entre remuneração e o desempenho dos funcionários em organizações de maior porte.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons