Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2007
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_AllancasterLélisSilva.pdf3,96 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Propaganda comparativa : uma forma de atrair novos clientes
Autor(es): Silva, Allancaster Lélis
Orientador(es): Alfinito, Solange
Assunto: Comportamento do consumidor
Publicidade comparativa
Marketing
Propaganda
Data de apresentação: 4-Jul-2011
Data de publicação: 20-Set-2011
Referência: SILVA, Allancaster Lélis. Propaganda comparativa: uma forma de atrair novos clientes. 2011. 57 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O mercado automobilístico nacional está cada dia mais competitivo, mas sempre dominado por quatro grandes montadoras. Novas empresas que decidem conquistar seu market share têm feito o uso de estratégias cada dia mais ousadas. A japonesa Nissan, entre os anos de 2010 e 2011, lançou uma campanha publicitária com uma série de propagandas comparativas, que segundo a ABEMD (1997) é uma estratégia de propaganda na qual produtos concorrentes são comparados, em que mostrava a qualidade que seus produtos têm, satirizando seus concorrentes. O problema é que nem sempre este tipo de propaganda é recebido de forma satisfatória pelo consumidor, devido ao seu teor agressivo (SOLOMON, 2008). Diante disso, este trabalho buscou estudar os efeitos que o uso deste tipo de propaganda pode trazer para uma empresa e sua influência no comportamento do consumidor. Foi feito um estudo, pré-experimental através de um questionário, comparando a percepção da marca e o desejo de compra de pessoas que viram a propaganda com pessoas que não viram. Com um total de 50 participantes, o estudo concluiu que a propaganda conseguiu trazer um resultado positivo para a Nissan, tanto financeiro, quanto em imagem. Além disso, foi constatado que, mesmo com seu teor agressivo, as pessoas, em geral, não mostraram preconceito em relação à propaganda. Portanto, a partir dos resultados conseguidos com este estudo, as empresas que desejam utilizar tal estratégia de propaganda têm um referencial para a elaboração de possíveis cenários, além da possibilidade de novas pesquisas acadêmicas serem feitas, gerando conhecimento em uma área pouco explorada nacionalmente.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons