Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20066
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_SilvioHelenoCorreiaPinheiro_tcc.pdf703,61 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Coesão textual : um estudo sobre a coesão lexical na prova de redação para o ENEM
Autor(es): Pinheiro, Silvio Heleno Correia
Orientador(es): Ribeiro, Ormezinda Maria
Assunto: Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
Língua portuguesa - redação
Produção textual
Coesão (Linguística)
Léxico
Língua portuguesa - semântica
Data de apresentação: 26-Fev-2018
Data de publicação: 9-Mai-2018
Referência: PINHEIRO, Silvio Heleno Correia. Coesão textual: um estudo sobre a coesão lexical na prova de redação para o ENEM. 2017. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho tem como objeto de estudo a coesão lexical. De acordo com Halliday e Hasan (1976), autores sobre os quais se fundamenta essa pesquisa, a coesão textual se divide em dois grupos: coesão gramatical e coesão lexical. Sendo que a gramatical, se efetiva por meio de itens gramaticais como pronomes e artigo definido, e a lexical por meio de qualquer par de vocábulos que tenham entre si uma relação lógico-semântica dentro de um mesmo texto. De um modo geral, os candidatos que pretendem ingressar em uma universidade por meio do ENEM, enfrentam dificuldades quando se deparam com a prova de redação, e a construção de um texto coeso é uma dessas barreiras. Embora existam muitas publicações a respeito da produção textual, pesquisas no campo da coesão lexical ainda são escassas. Um estudo que se ocupa da coesão deve levar em consideração que uma rede coesiva se faz com a interação entre a coesão e outros elementos que de igual modo contribuem para o resultado final do texto; nesse sentido, o trabalho se inicia apresentando a definição de texto, textura, elo coesivo e da própria coesão. Para um efeito comparativo entre os dois grupos de coesão propostos por Halliday e Hasan, o trabalho traz uma abordagem sobre a coesão gramatical e suas subdivisões, a saber: coesão por referência, substituição, elipse e conjunção. Voltando ao seu foco principal fornece uma detalhada análise da coesão léxica e suas respectivas subdivisões. Após o levantamento teórico o estudo analisa duas redações de candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, no ano de 2016 e obtiveram nota máxima na prova de redação, examinando como a coesão lexical foi empregada nessas redações. O objetivo é analisar de que forma os recursos da coesão lexical estão presentes em textos que obtiveram pontuação máxima no exame nacional, de que forma essa modalidade de coesão pode contribuir para um texto elegante e fluido, e também, desmistificar a ideia de que a repetição do mesmo item lexical traz prejuízo à coesão textual.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2017.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons