Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20063
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AmandaSucupiraPedroza_tcc.pdf53,2 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Futuros possíveis : um estudo antropológico do Museu do Amanhã (RJ)
Autor(es): Pedroza, Amanda Sucupira
Orientador(es): Sá, Guilherme José da Silva e
Assunto: Museu do Amanhã
Museus
Museus de ciências
Antropologia da ciência
Data de apresentação: 16-Mar-2018
Data de publicação: 9-Mai-2018
Referência: PEDROZA, Amanda Sucupira. Futuros possíveis: um estudo antropológico do Museu do Amanhã (RJ). 2018. 98 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O Museu do Amanhã é um museu de ciências “diferente”, que explora perguntas e ideias sobre como podemos construir e viver os futuros possíveis dos próximos 50 anos. A partir de diversos recursos tecnológicos, cenográficos e interativos de seu acervo virtual, o museu estabelece conexões entre arte, ciência e tecnologia para compor suas exposições. Os caminhos da exposição principal levam o público por cinco grandes áreas: Cosmos, Terra, Antropoceno, Amanhãs e Nós. Uma narrativa conduzida pelas perguntas: De onde viemos? Quem somos? Onde estamos? Para onde vamos? Como queremos ir? Esta pesquisa objetivou explorar como as perguntas e narrativas do Museu do Amanhã possibilitam discussões e reflexões sobre relações e experiências humanas, em diálogo com a Antropologia. Assim, durante os meses de maio e julho de 2017, realizei uma pesquisa de campo no Museu do Amanhã, na qual acompanhei a rotina de construção de seus amanhãs, a partir do conteúdo das exposições, dos discursos e práticas dos mediadores da exposição e de suas relações com os visitantes. Dessa forma, observei como as narrativas do museu se ampliam com as pessoas que constroem suas possibilidades para o futuro.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2018.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Antropologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons