Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2006
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_AlexandreAvilaFuriati.pdf793,85 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Restos a pagar e o “orçamento paralelo”
Autor(es): Furiati, Alexandre Ávila
Orientador(es): Lesses, Olinda Maria Gomes
Assunto: Finanças públicas
Orçamento público
Administração pública
Despesa pública
Data de apresentação: 15-Jul-2011
Data de publicação: 20-Set-2011
Referência: FURIATI, Alexandre Ávila. Restos a pagar e o “orçamento paralelo”. 2011. 66 f. il., Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: No Brasil, a execução das despesas públicas fixadas na peça orçamentária de cada ano concorre com a execução dos Restos a Pagar, isto é, despesas de anos anteriores cujos pagamentos não foram realizados nos respectivos exercícios. O volume excessivo de despesas inscritas nesta conta tem preocupado os órgãos de controle, que apontam para a existência de um “orçamento paralelo”. Neste contexto, o presente trabalho compreende a análise da evolução da conta Restos a Pagar, no período de 2002 a 2010, com o intuito de identificar tendências na política de pagamento, cancelamento e revalidação destas despesas, bem como quais os impactos das últimas decisões do governo sobre o assunto para a politica em curso.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons