Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20059
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_JocelinaLauraDeCarvalho_tcc.pdf1,09 MBAdobe PDFver/abrir
Título: “Uma conversa difícil” : uma resenha-ensaio sobre quem somos
Autor(es): Carvalho, Jocelina Laura de
Orientador(es): Sá, Guilherme José da Silva e
Assunto: Seleção natural
Evolução (Biologia)
Ser humano (Antropologia)
Cultura
Data de apresentação: 2-Abr-2018
Data de publicação: 8-Mai-2018
Referência: CARVALHO, Jocelina Laura de. “Uma conversa difícil”: uma resenha-ensaio sobre quem somos. 2018. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Pensar a “humanidade” e o “ser humano” é uma tarefa transdisciplinar, complexa e dialógica. Para abordar esse tema, utilizo o gênero de resenha-ensaio, que permite liberdade e inovação na maneira de expor essa indagação, que é de cunho teórico. Meu método consistiu em por a conversar dois biólogos e pensadores antropólogos sobre o tema. Parti de uma resenha exaustiva do pensamento de Richard Dawkins e Stephen Jay Gould como eixo da conversa. Escolhi esses autores por representarem abordagens diferentes de um mesmo tema: o que é o ser humano, como viemos a existir, como funciona a evolução. Esses autores tem em comum uma abordagem científica, não religiosa e, cada um a sua maneira, transformam o estudo da evolução numa narrativa. Quanto ao diálogo com a antropologia, à medida que foram surgindo os momentos de intersecção com os temas dos biólogos, fui ressaltando pontos de possível interlocução. Antropólogos como Clifford Geertz, Tim Ingold e Donna Haraway se fizeram presentes na conversação. Clifford Geertz por remeter em vários textos categorias biológicas, Donna Haraway por ser uma importante representante da perspectiva Pós-Humanista e Tim Ingold por abordar o debate da conceituação de humanidade, animalidade e natureza.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2018.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Antropologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons