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Título: A autonomia da criança na educação infantil : como a prática pedagógica contribui para sua construção
Autor(es): Silva, Paloma Pereira da
Orientador(es): Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto
Assunto: Educação de crianças
Autonomia - crianças
Práticas pedagógicas
Data de apresentação: 30-Abr-2018
Data de publicação: 4-Mai-2018
Referência: SILVA, Paloma Pereira da. A autonomia da criança na educação infantil: como a prática pedagógica contribui para sua construção. 2018. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Autonomia vem do grego e significa governar-se a si próprio. É o que faz o indivíduo tomar as suas próprias decisões. Diante desta proposição e partir de uma experiência pessoal/profissional, este estudo tem como objetivo compreender a prática pedagógica do professor de Educação Infantil e sua contribuição para a construção da autonomia na criança. A metodologia, de natureza qualitativa, pautou-se em levantamento bibliográfico acerca do assunto, aplicação de um questionário on-line para professoras da educação infantil e Análise de Discurso. Os resultados apontam que a função do professor na creche, frente ao desenvolvimento da autonomia infantil, deve ser de organizar seu trabalho de forma a oferecer situações concretas de vivência cotidianas da rotina escolar e social da criança de modo a lhes propiciar o exercício da autonomia. Consideramos a relevância deste trabalho por suscitar reflexão e debate sobre o tema entre estudantes e profissionais da área da Educação Infantil.
Abstract: The word autonomy is derived from Greek and the meaning of wich is to govern oneself. That does the individual make your owen decisions. Taking into account and a personal and professional experience, this study aims to understand the pedagogic practice of a Child Education, and how wich this contributes to construction of autonomy for children between 0 and 3 years old. The methodology of this research is qualitative, and it was based on a bibliographic survey, application of online quiz directed for a Child Education teacher, and speech analysis. The results indicates that the teacher role in child day care associated with a child autonomy should be clearly a preoccupation in develop concrete situations of everyday life at school and the child’s social life. Because wich will provide a autonomy exercise furthermore this us arch, in short wich is very relevant to stimulate reflection and debate on the subject among students and professionals in the are of Early Child hood Education.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.
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