Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20038
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_ThalytaBritoDosSantos_tcc.pdf711,84 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação da influência de fatores associados ao clima em sala de aula a partir da percepção de estudantes do 1° ano do Ensino Médio sobre o desempenho em matemática
Autor(es): Santos, Thalyta Brito dos
Orientador(es): Vinha, Luís Gustavo do Amaral
Assunto: Avaliação educacional
Desempenho escolar
Análise multinível (Estatística)
Regressão multinível (Estatística)
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 3-Mai-2018
Referência: SANTOS, Thalyta Brito dos. Avaliação da influência de fatores associados ao clima em sala de aula a partir da percepção de estudantes do 1° ano do Ensino Médio sobre o desempenho em matemática. 2017. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo avaliar o impacto dos fatores associados ao clima em sala de aula sobre o desempenho dos alunos na prova de proficiência em matemática, utilizando análise multinível. Foram avaliados 10.868 alunos do 1o ano do Ensino Médio, distribuídos em 145 escolas públicas da cidade de Fortaleza, Ceará. Na análise multinível foram considerados dois níveis de hierarquia, alunos (nível 1) e escola (nível 2), sendo que as variáves consideradas no modelo final concernentes aos alunos foram sexo, reprovação, bolsa família, fator relação professor-aluno e fator indisciplina. Quanto à escola, as variáveis consideradas foram número de salas de aula e número de funcionários. O modelo final também apresentou efeito randômico para a variável relacionada a afinidade do aluno com o estudo de matemática e interação entre o fator relação professor-aluno e o número de funcionários nas escolas. Os resultados encontrados mostraram que os fatores associados ao clima em sala de aula, relação professor-aluno e a indisciplina, afetam significativamente o desempenho dos estudantes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2017.
Aparece na Coleção:Estatística



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons