Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20034
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_HildoglasBotelhoChaves_tcc.pdf4,77 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Bancada híbrida combustão/energia elétrica
Autor(es): Chaves, Hildoglas Botelho
Orientador(es): Viana, Rhander
Coorientador(es): Meneghin, Pedro Luiz
Assunto: Geradores elétricos
Motores de combustão interna
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 3-Mai-2018
Referência: CHAVES, Hildoglas Botelho. Bancada híbrida combustão/energia elétrica. 2017. [103] f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia de Energia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Cada dia mais aumentam as preocupações acerca dos impactos causados pelo homem ao meio ambiente, sendo o setor automotivo um dos responsáveis pelas emissões de gases de efeito estufa atualmente. O interesse em minimizar tais problemas, através do aprimoramento das tecnologias utilizadas, tem impulsionado positivamente este setor, fortalecendo as pesquisas principalmente na área de motores híbridos combustão/elétricos. Este trabalho descreve o projeto, a construção e a operacionalização de uma bancada de testes para instalação de um gerador eletromagnético plano acoplado à um motor de combustão de ciclo Otto, mais precisamente o Enertron dos veículos BR-800, da empresa Gurgel motores, visando a instrumentalização da bancada e análise do comportamento do motor e gerador operando simultaneamente. As peças foram projetadas com o software CATIA V5R19 e posteriormente foram utilizados diversos processos de usinagem em sua produção. Por último o gerador foi acoplado ao motor.
Abstract: More and more worries about man-made impacts on environment are increasing, with the automotive sector being one of the biggest responsible to greenhouse gas emissions currently. The interest in minimizing such problems through the improvement of the technologies used has positively boosted this sector, strengthening researches mainly in the area of hybrid/electric motors. This work describes the design, construction and operation of a test bench for the installation of a flat electromagnetic generator coupled to na Otto Cycle combustion engine, more precisely the Enertron of the BR-800 vehicles of the Gurgel Motors Company, aiming the instrumentation of the bench and analysis of the behavior of the engine and generator simultaneously operating. The parts were designed with the software CATIA V5R19 and later several machining processes were used in its production. Finally the generator was coupled to the motor.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia de Energia, 2017.
Aparece na Coleção:Engenharia de Energia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons