Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20021
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_NinaRobertodeFigueiredoCosta_tcc.pdf23,49 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Catarse : aproximações entre o teatro e o psicodrama
Autor(es): Costa, Nina Roberto de Figueiredo
Orientador(es): Tenenblat, Nitza
Assunto: Catarse (Psicologia)
Representação teatral
Atores - treinamento
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 30-Abr-2018
Referência: COSTA, Nina Roberto de Figueiredo. Catarse: aproximações entre o teatro e o psicodrama. 2017. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O trabalho está dividido em 3 capítulos: o capítulo 1, A catarse no teatro, traz os estudos sobre a catarse na área da filosofia e das dramaturgias cênicas e introduz o conceito de psicodrama; o capítulo 2, Estudos de casos, traz exemplificações deste conceito analisado e contextualizado nos processos dos espetáculos teatrais: Marat-Sade, Corday e o resto e O Segundo sexo para leigos; por fim o capítulo 3, A catarse em Os Mamutes, reflete as reverberações de catarse no processo de Diplomação em Artes Cênicas da Universidade de Brasília no primeiro semestre de 2017. O objetivo é encontrar nessa fricção entre as áreas uma ferramenta que enriqueça o processo criativo e o crescimento pessoal do ator, provando que a catarse é a chave para tal.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Curso de Interpretação Teatral, 2017.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas - Interpretação Teatral



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons