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Título: A importância do planejamento na disciplina de arte no ensino fundamental da Escola Belarmino de Mendonça do município de Mâncio Lima, Acre
Autor(es): Barreto, Elissandra Mendonça
Orientador(es): Silva, Claudio Vicente da
Assunto: Arte - estudo e ensino
Arte na educação
Planejamento educacional
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 24-Abr-2018
Referência: BARRETO, Elissandra Mendonça. A importância do planejamento na disciplina de arte no ensino fundamental da Escola Belarmino de Mendonça do município de Mâncio Lima, Acre. 2017. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Cruzeiro do Sul - Acre, 2017.
Resumo: O tema deste trabalho é A Importância do Planejamento na Disciplina de Arte no Ensino Fundamental na Escola Belarmino de Mendonça no Município de Mâncio Lima, Acre que visa responder alguns questionamentos sobre o planejamento na escola supracitada. Assim, o objetivo deste trabalho é averiguar como é realizado o planejamento na disciplina de Arte na referida escola. A motivação deste trabalho se deu a partir da experiência da Disciplina de Estágio Supervisionado III do curso de Artes Visuais na escola da rede pública estadual do Município de Mâncio Lima, Acre. A pesquisa estruturou-se sobre um viés qualitativo, dando espaço para uma pesquisa teórica e prática, utilizando o método da observação e da entrevista para coletar os dados, objetivando destacar a importância do planejamento no ensino de Arte. Ademais, realizou-se uma revisão da literatura, com vistas ao embasamento teórico das discussões suscitadas. O trabalho traz como referência a Lei de Diretrizes e Bases - LDB (9394/961996); os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN: Arte (1997); FERRAZ e FUSARI (2001 e 2009); que destacam a importância das Artes Visuais na formação do indivíduo; LIBÂNIO (1994); PARANÁ (2008); VASCONCELLOS (200) entre outros que tratam da importância do planejamento escolar. A constituição deste trabalho se desenvolveu em tópicos, quais sejam, introdução, revisão da literatura, metodologia e conclusão.
Abstract: The theme of this work is The Importance of Planning in the Discipline of Art in Fundamental Education at the Belarmino de Mendonça School in the Municipality of Mâncio Lima, Acre, which aims to answer some questions about planning in the above mentioned school. Thus, the objective of this work is to investigate how the planning in the discipline of Art in the said school is realized. The motivation of this work was based on the experience of the Discipline of Supervised Internship III of the Visual Arts course at the state public school of the Municipality of Mâncio Lima, Acre. The research was structured on a qualitative bias, giving space for a theoretical and practical research, using the method of observation and interview to collect the data, aiming to highlight the importance of planning in the teaching of Art. In addition, a review of the literature was made, with a view to the theoretical basis of the discussions. The work brings as reference the Law of Guidelines and Bases - LDB (9394/961996); the National Curriculum Parameters - PCN: Arte (1997); FERRAZ and FUSARI (2001 and 2009); which highlight the importance of the Visual Arts in the formation of the individual; LIBAN (1994); PARANÁ (2008); among others that deal with the importance of school planning. The constitution of this work was developed in topics, that is, theoretical foundation, methodology, result of the research and conclusion.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2017.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2017.TCC.19997
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