Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19994
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_JoseMarceloFortunatoGomes_tcc.pdf765,24 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estimulando a criatividade nas aulas de Artes Visuais através das obras do artista plástico Ismael Martins
Autor(es): Gomes, José Marcelo Fortunato
Orientador(es): Ferreira, Daniela Cureau Mendes
Coorientador(es): Silva, Cayo Vinicius Honorato da
Assunto: Criatividade (Educação)
Arte na educação
Cultura
Data de apresentação: 4-Dez-2017
Data de publicação: 24-Abr-2018
Referência: GOMES, José Marcelo Fortunato. Estimulando a criatividade nas aulas de Artes Visuais através das obras do artista plástico Ismael Martins. 2017. 27 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Tarauacá - Acre, 2017.
Resumo: Este trabalho propõe incentivar a criatividade e a valorização da cultura local nas aulas de artes visuais através das obras do artista plástico Ismael Martins, destacando os elementos culturais taraucaenses representados em suas criações. A metodologia adotada fundamenta-se nos teóricos Terry Eagleton ,Ana Mae Barbosa, Ernest Fischer, Fayga Ostrower, dentre outros; e ainda, em uma entrevista com o próprio artista Ismael Martins. Uma seleção de obras do artista é utilizada para uma análise de imagens, dando destaque para a cultura e arte indígenas, e os costumes e tradições dos povos da Amazônia. Procura-se demonstrar, ao descrever as obras do artista, que as mesmas possuem elementos que configuram valores sociais, artísticos, históricos e culturais de tradições da sociedade taraucaense.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2017.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons