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https://bdm.unb.br/handle/10483/19980
Título: | Fragmento e paisagem no cinema de Abbas Kiarostami e Naomi Kawase |
Autor(es): | Correia, Juciele Fonseca |
Orientador(es): | Martins, Pablo Gonçalo Pires de Campos |
Assunto: | Cinema Paisagens |
Data de apresentação: | 4-Dez-2017 |
Data de publicação: | 23-Abr-2018 |
Referência: | CORREIA, Juciele Fonseca. Fragmento e paisagem no cinema de Abbas Kiarostami e Naomi Kawase. 2017. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | Nas linhas que se seguem, propomos uma investigação no cinema de Naomi Kawase e Abbas Kiarostami a partir dos conceitos estéticos de fragmento e de paisagem. O objetivo é encontrar as aberturas de narrativas nas obras desses cineastas provocadas pelas paisagens que, nos filmes analisados, interrompem o constructo narrativo fílmico, criando espaço para a contemplação do e pelo personagem. O recurso estilístico utilizado para inserir as paisagens-fragmentos nos filmes é um plano do personagem contemplando algo e um contra plano aberto ou em panorama do espaço contemplado que vem a ser paisagem. A paisagem é alinhada, na pesquisa, à noção de narrativa fragmentária, cuja fragmentação propõe uma abertura do sentido da obra. A análise centra-se nos filmes Shara (2006) de Naomi Kawase e Gosto de Cereja (1997) de Abbas Kiarostami. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, Habilitação em Audiovisual, 2017. |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Audiovisual
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