Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19971
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_WauderliceAparecidaMaximoSantosSoares.pdf4,08 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A vivência do método científico e a Dinâmica de Sistemas
Autor(es): Soares, Wanderlice Aparecida Maximo Santos
Orientador(es): Costa, Ismael Victor de Lucena
Assunto: Método científico
Dinâmica de Sistemas
Experimentação
Ensino - meios auxiliares
Tecnologia na educação
Data de apresentação: 29-Nov-2017
Data de publicação: 23-Abr-2018
Referência: SOARES, Wanderlice Aparecida Maximo Santos. A vivência do método científico e a Dinâmica de Sistemas. 2017. [30] f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2017.
Resumo: Analisando o avanço da tecnologia e percebendo o quanto as novas técnicas contribuem para a aprendizagem, objetivamos apresentar a vivência do método científico a partir da modelagem por Dinâmica de Sistemas e da plataforma Arduino. Para isso construimos um experimento a partir de materiais simples e do Arduino, para medir a temperatura de um objeto em seu processo de resfriamento até seu equilíbrio na temperatura ambiente. Construimos um modelo matemático desse fenômeno se valendo da lei de resfriamento de Newton e da ferramenta de Dinâmica de Sistemas através de um aplicativo gratuito, o Insight Maker. Em seguida, ajustamos o modelo construido com os dados experimentais, analisamos os resultados e os modelos, completando assim a vivência do método científico.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons