Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1997
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MarinaMacedoMendes.pdf471,88 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Gênero e relações internacionais : a inserção da mulher na esfera política e na carreira diplomática brasileira
Autor(es): Mendes, Marina Macêdo
Orientador(es): Arraes, Virgílio Caixeta
Assunto: Mulheres - emprego
Mulheres na política
Direitos das mulheres
Relações internacionais
Feminismo
Data de apresentação: Abr-2011
Data de publicação: 20-Set-2011
Referência: MENDES, Marina Macêdo. Gênero e relações internacionais: a inserção da mulher na esfera política e na carreira diplomática brasileira. 2011. 45 f., il. Monografia (Especialização em Relações Internacionais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: As relações de gênero, presentes em todas as culturas humanas, determinam papéis considerados masculinos e femininos perante a sociedade. Essas relações criam estereótipos que dificultam, quando não impedem, que certas barreiras sejam transpostas por homens ou mulheres. A luta feminina pela equidade entre os gêneros, iniciada com a demanda por cidadania política, passando por sua representação nas esferas de tomada de decisão, até direitos sobre seu próprio corpo, trouxe à baila as discrepâncias existentes em sua representação e as dificuldades encontradas na sublimação desses estereótipos. Essas atitudes não apenas exercem influência sobre sua vida particular e pública, como também extrapolam seus domínios até o âmbito internacional, não apenas pelo papel que atores internacionais tendem a desempenhar nessa busca, mas pela própria problematização do tema dentro das agendas de discussão no âmbito internacional.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, XII Curso de Especialização em Relações Internacionais, 2011.
Aparece na Coleção:Relações Internacionais - Especialização



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.