Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19960
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_EdmundoLimaDeMoura_tcc.pdf1,68 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Ecologia e arte na técnica do cipó titica
Autor(es): Moura, Edmundo Lima de
Orientador(es): Rodrigues, Raquel Nava
Assunto: Arte
Meio ambiente
Consciência ambiental
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 18-Abr-2018
Referência: MOURA, Edmundo Lima de. Ecologia e arte na técnica do cipó titica. 2017. 37 f., il. Trabalho de Conclusão do Curso (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Diante das exigências que surgem a cada dia, frente ao desenvolvimento econômico, social, tecnológico dentre outros, os profissionais da educação buscam cotidianamente construir conhecimento eficaz para que os educandos possam saber como lidar com as diferentes situações que surgem na vivência em sociedade. Para tanto, a contextualização do ensino, que constantemente é mencionada em discursos pedagógicos, é uma forma de ligar conhecimento – aluno - sociedade. Trazer para o ambiente de ensino temáticas sociais é muito válido quando o objetivo é formar cidadãos conscientes de sua realidade e do seu papel social. O tópico “preservação ambiental” tem ganhado grande repercussão em debates que abordam problemáticas atuais. A preocupação com o ambiente tem aumentado devido aos evidentes efeitos negativos que a degradação dos recursos naturais tem causado. Uma maneira utilizada para a criação de consciência ecológica é a abordagem do tema no campo educacional. O conhecimento sobre o tema pode ser a chave para que ações responsáveis em relação ao meio ambiente sejam cada vez mais comuns. No presente trabalho serão expostos apontamentos como a importância da arte nos campos social e educacional; a possibilidade de abordar temáticas atuais no ambiente de ensino na disciplina de artes; e ainda, a partir desse pensamento tratar de questões ambientais, com a realização da intervenção denominada “Substituto agressor de uma cultura ancestral” que alia produtos de matéria-prima biodegradável (cipó titica) de uma antiga prática de produção – o artesanato, trazendo o contraste do antigo e do atual como meio de contestação a respeito das técnicas de produção, produtos que utilizamos atualmente e os impactos ambientais ocasionados nos últimos anos, frutos desta atividades.
Abstract: Faced with the demands that arise every day, facing the economic, social and technological development among others, education professionals seek to build effective knowledge everyday so that learners can know how to deal with the different situations that arise in living in society. For this, the contextualization of teaching, which is constantly mentioned in pedagogical discourses, is a way of connecting knowledge - student - society. Bringing social issues to the teaching environment is very valid when the goal is to educate citizens aware of their reality and their social role. The topic "environmental preservation" has gained great repercussion in debates that address current issues. Concern for the environment has increased due to the obvious negative effects that the degradation of natural resources has caused. One way to create ecological awareness is to approach the subject in the educational field. Knowledge about the subject can be the key to responsible actions towards the environment are becoming more common. In the present work will be exposed notes such as the importance of art in the social and educational fields; the possibility of addressing current themes in the teaching environment in the arts discipline; and also from that thought deal with environmental issues, with the realization of the intervention called " Substituto agressor de uma cultura ancestral (Substitute an aggressor of an ancestral culture)" that combines products of biodegradable raw material (cipó titica) of an old practice of production - the craftsmanship, bringing the contrast of the old and the present as a means of contestation about the techniques of production, products that we currently use and the environmental impacts occasioned in recent years, fruits of this activities.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão do Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2017.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2017.TCC.19960
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons