Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1996
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_-_Izabela.pdf480,02 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise do princípio federativo como limitação constitucional ao poder de tributar
Autor(es): Alves, Izabela Fernanda Luz
Orientador(es): Silva, Rafael Santos de Barros e
Assunto: Reforma tributária
Direito tributário
Direito constitucional
Data de apresentação: 6-Jul-2011
Data de publicação: 20-Set-2011
Referência: ALVES, Izabela Fernanda Luz. Análise do princípio federativo como limitação constitucional ao poder de tributar. 2011. 80 f. Monografia (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A presente monografia tem como tema o princípio federativo como um dos fundamentos das limitações constitucionais ao poder de tributar. Analisa-se o Estado Federal brasileiro, as limitações constitucionais que têm por fundamento o princípio federativo, a influência da reforma tributária sobre estas limitações, e a sua aptidão para eliminar a guerra fiscal. Ao final, são expostas as falhas do Projeto de Emenda Constitucional nº 233/08, em razão da violação à autonomia dos Estados-membros por meio da instituição de um novo ICMS com regulação única e a ausência de abordagem das distorções relativas à distribuição da competência tributária, em vista da crescente concentração da arrecadação por parte da União.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, Curso de Graduação em Direito, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.07.TCC.1996
Aparece na Coleção:Direito



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons