Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/19933
Título: As múltiplas faces da desigualdade de gênero no Oriente Médio : uma análise comparativa entre a Arábia Saudita, o Líbano, os Emirados Árabes Unidos e o Catar
Autor(es): Iqbal, Riffat Rêgo
Orientador(es): Marques, Danusa
Assunto: Mulheres
Oriente Médio
Países árabes
Educação
Mercado de trabalho
Religião
Política
Data de apresentação: 23-Ago-2017
Data de publicação: 16-Abr-2018
Referência: IQBAL, Riffat Rêgo. As múltiplas faces da desigualdade de gênero no Oriente Médio: uma análise comparativa entre a Arábia Saudita, o Líbano, os Emirados Árabes Unidos e o Catar. 2017. 94 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A desigualdade de gênero no Oriente Médio é muito intensa e preocupante, atingindo as mais baixas classificações nos índices internacionais sobre o tema. Compreender as causas dessa desigualdade e a sua relação com os elementos culturais e internacionais são essenciais para mudar essa triste realidade. Nesse sentido, este trabalho busca apresentar um panorama geral da situação das mulheres em quatro países árabes da região. Serão analisados quatro aspectos da desigualdade de gênero: a educação; o mercado de trabalho; a religião; e a política e cidadania. Ademais, será apresentado as teorias de desigualdade de gênero, de justiça e o contexto histórico dessa localidade.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, 2017.
Aparece na Coleção:Relações Internacionais - Graduação

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_RiffatRegoIqbal.pdf781.25 kBAdobe PDFver/abrir


Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons