Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19906
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_WendelSilvaSantana.pdf1,45 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma unidade didática para aprendizes de Português do Brasil como Segunda Língua na melhor idade
Autor(es): Santana, Wendel Silva
Orientador(es): Carvalho, Orlene Lúcia de Saboia
Assunto: Idosos - aprendizagem
Aquisição da segunda língua
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 16-Abr-2018
Referência: SANTANA, Wendel Silva. Uma unidade didática para aprendizes de Português do Brasil como Segunda Língua na melhor idade. 2016. 29 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português do Brasil como Segunda Língua)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O mundo pós-moderno é global e líquido. Assim sendo, mais e mais a ciência e a tecnologia trabalham para que o ser humano atinja a longevidade. Logo, assumindo o caráter global de mundo e a facilidade de se mudar de país e assim experimentar outras culturas, seja por qual motivo for, o idoso, ou sujeito da terceira idade, ou até mesmo sujeito da melhor idade, não mais está fadado a ter uma vida estanque. Este, como nunca antes, procura estar ativo e procura também reafirmar-se como sujeito através de atividades diversas, como viagens e o aprendizado de novas línguas. Em contexto de segunda língua, pode ser até que este sujeito precise dela por motivos extrínsecos, como trabalho e família, validando mais ainda a necessidade de se ter material didático pronto de Português do Brasil como Segunda Língua para esta faixa etária.
Abstract: The post modern world is global and liquid. Thus, more and more science and technology are directed to humankind longevity. Therefore, assuming the world has now a global aspect, and that people can easily move to other countries in order to try different cultures, for whatever reason, the elders are no longer doomed to be stuck in life. The elders now, as never before, seek to be active, reaffirming themselves as subjects through varied activities, such as taking trips more often and learning languages. Regarding second language context, it may be true that the elder subject needs the second language for extrinsic reasons, such as accompanying family or having to move out for business purposes, which validates the premise that there must be coursebooks of Brazilian Portuguese as Second Language for this age group.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas clássicas, 2016.
Aparece na Coleção:Letras - Português do Brasil como Segunda Língua



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons