Título: | Projeto de um diferencial para veículo Fórmula SAE |
Autor(es): | Santos Júnior, Ziraldo dos |
Orientador(es): | Henriques, Antonio Manoel Dias |
Assunto: | Automóveis - projetos e construção |
Data de apresentação: | Nov-2017 |
Data de publicação: | 10-Abr-2018 |
Referência: | SANTOS JÚNIOR, Ziraldo dos. Projeto de um diferencial para veículo Fórmula SAE. 2017. iii, 185 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | Este trabalho apresenta o projeto de um diferencial para um veículo de Fórmula SAE. A equipe de Fórmula SAE da Universidade de Brasília, a Apuama Racing, tem como um de seus objetivos para a subárea de transmissão em 2018 a utilização de um diferencial concebido e projetado pela própria equipe. O projeto deve melhorar a dirigibilidade do veículo, possuir baixo peso, alta resistência e ser de fácil usinagem. Inicialmente foi feita uma revisão bibliográfica sobre diferenciais em seguida três alternativas foram analisadas levando-se em conta os critérios de: peso, redistribuição de torque, facilidade de manufatura e custo. Entre as alternativas propostas uma foi escolhida e projetada utilizando para o projeto das engrenagens a metodologia AGMA e para a carcaça e outros componentes utilizou-se análise por elementos finitos. Como resultado obteve-se um diferencial 25% mais leve que o projeto anterior, com 5,1 kg e 8,9 kg considerando a montagem do sistema com todos os componentes, TBR de 2,75:1, redução do volume do diferencial principalmente em razão da diminuição do comprimento total de 212,8 mm para 196,7 mm e os desenhos de fabricação bem como a especificação dos materiais e processos de fabricação a serem utilizados. |
Abstract: | This work presents the design of a differential for a FSAE vehicle. The Formula SAE team at the University of Brasilia, Apuama Racing, has as one of its objectives for the transmission subarea in 2018 the use of a differential designed by the team itself. The design should have low weight, improve vehicle handling, have high strength and easy machining. Initially, a literature review was carried out on differentials. Three alternatives were analyzed taking into account the criteria of: weight, redistribution of torque, ease of manufacture and cost. Among the proposed alternatives, one was chosen and designed using the AGMA methodology for the design of the gears and for the housing and other components was used finite element analysis. As a result, a differential 25% lighter than the previous design was obtained, with 5.1 kg and 8.9 kg considering the assembly of the system with all components, TBR of 2.75: 1, reduction of the differential volume mainly due to the reduction of the total length from 212.8 mm to 196.7 mm and the manufacturing drawings as well as the specification of the materials and manufacturing processes to be used. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2017. |
Aparece na Coleção: | Engenharia Mecânica
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