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Título: Uso da técnica de Simulação de Monte Carlo para a previsão da vida em fadiga sob condições multiaxiais
Autor(es): Silva, Letícia Laleska Oliveira da
Orientador(es): Ferreira, Jorge Luiz de Almeida
Coorientador(es): Araújo, José Alexander
Assunto: Monte Carlo, Método de
Ligas de alumínio
Data de apresentação: 1-Dez-2017
Data de publicação: 10-Abr-2018
Referência: SILVA, Letícia Laleska Oliveira da. Uso da técnica de Simulação de Monte Carlo para a previsão da vida em fadiga sob condições multiaxiais. 2017. 74 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A utilização de uma análise probabilística atrelada a um modelo de fadiga pode adicionar informações acerca da variabilidade dos parâmetros envolvidos na análise de fadiga, o que permite identificar e quantificar fontes de incerteza. Este trabalho apresenta um estudo do comportamento estocástico da distância crítica e do parâmetro Smith-Watson- Topper na previsibilidade de um modelo em fadiga baseado na Teoria da Distância Crítica associada ao modelo de Smith-Watson-Topper aplicado a um espécime entalhado de liga de alumínio 7050 T7451 submetido a carregamento multiaxial. Para realizar este estudo, foi proposta uma reformulaçâo do conceito de distância crítica apresentado por Susmel e Taylor (2007), de forma que o parâmetro Smith-Watson-Topper pode ser utilizado para representar e quantificar a distância crítica e, a partir das curvas de vida em fadiga e da distância crítica associada ao parâmetro Smith-Watson-Topper, estimar a vida do espécime. Na análise dos efeitos das aleatoriedades na previsão de vida do espécime, foi aplicado o método da Simulação de Monte Carlo, que teve como saídas as variáveis aleatórias representativas do comportamento da vida estimada, parâmetro Smith-Watson-Topper e da distância crítica associada ao modelo de Smith-Watson-Topper. Os parâmetros estatísticos das três variáveis de saída apresentaram distribuições probabilísticas bem definidas com um comportamento que pode ser definido pelas distribuição Weibull, Birnbaum-Saunders ou Lognormal, entretanto as variáveis apresentaram um alto coeficiente de variação que foi associado ao alto grau de dispersão das variáveis de entrada. Ao comparar as estimativas realizadas com os dados disponíveis, os resultados ficaram dentro do intervalo de confiabilidade estabelecido de 95 %. A metodologia utilizada mostrou-se capaz de avaliar a probabilidade de um componente falhar e também de mapear o comportamento estocástico dos parâmetros usados na modelagem de fadiga sob condições multiaxiais permitindo avaliar seu nível de sensibilidade na contabilização da vida final.
Abstract: A probabilistic analysis attached to a fatigue model can add informations about the variability of parameters involved in fatigue analysis, what allow to identify and quantify sources of uncertainty. This work aims to study the stochastic behavior of the critical distance and Smith-Watson-Topper parameter in the predictability of a fatigue model based on Theory of Critical Distance associated to Smith-Watson-Topper model applied to a 7050-T7451 aluminium alloy notched specimen under multiaxial loading. This work suggest a reformulation of the critical distance concept introduced by Susmel and Taylor (2007) in a way that Smith-Watson-Topper parameter can be used to represent and quantify the critical distance and, from the fatigue life curve of Smith-Watson-Topper parameter and the fatigue life curve of critical distance associated to Smith-Watson-Topper parameter, accomplish the life prediction of the notched specimen under multiaxial loading and use Monte Carlo Simulation to model the randomness effects in the life prediction of the the notched specimen. The outcomes of the Monte Carlo Simulation were random variables that represent the behavior of predicted life, Smith-Watson-Topper parameter and critical distance associated to Smith-Watson-Topper parameter. The statistical parameters of this three random variables were well-defined and theirs behavior characterized by Weibull, Birnbaum-Saunders or Lognormal distribuition, however this random variables had a large coefficient of variation justified by the high dispersion of the inputs and the results available are consistent with the results obtained by estimation in a 95 % confidence interval. As a result, it is concluded that the methodology developed in this work is able to evaluate failure probabilities of a component and describe the stochastic behavior of the parameters used in the multiaxial fatigue analysis and evaluate theirs influence in fatigue life.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2017.
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