Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19841
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_AntonioLeiteDeAguiar_tcc.pdf363,47 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Em busca da valorização do ensino de artes em Sena Madureira - Acre : o caso do Instituto Santa Juliana
Autor(es): Aguiar, Antônio Leite de
Orientador(es): Barreto, Carla Conceição
Assunto: Arte - estudo e ensino
Prática de ensino - arte
Arte na educação
Data de apresentação: 7-Dez-2017
Data de publicação: 6-Abr-2018
Referência: AGUIAR, Antônio Leite de. Em busca da valorização do ensino de artes em Sena Madureira - Acre: o caso do Instituto Santa Juliana. 2017. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Sena Madureira-AC, 2017.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo investigar a valorização do ensino de Artes no Município de Sena Madureira Acre, mais precisamente na escola Instituto Santa Juliana. Este trabalho visa fazer com que os educadores façam conhecer o ensino de Artes de acordo com o que diz os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs. Assim, se pretende apresentar uma investigação dessa desvalorização na referida escola através de pesquisas, sendo apresentados alguns autores a exemplo de Barbosa (2002), que explora essa área de atuação e inclusive, aponta possíveis caminhos para vencer esse preconceito que se instalou nas escolas de modo geral e, também dentro da escola acima mencionada. Barbosa (2002) afirma que a arte possibilita a interculturalidade permitindo que se possa trabalhar com diferentes códigos culturais e a arte como expressão que é a capacidade que o indivíduo tem de trabalhar diferentes linguagens, dessa forma tanto professor quanto aluno flexibilizam suas percepções e quebram preconceitos. O trabalho mostra que é preciso que haja políticas públicas adequadas e que é necessária uma análise curricular para verificar se o docente age de forma adequada e/ou se lhes são oferecidas condições de trabalho apropriadas. Assim, há possibilidades de mudança no ensino de arte na escola campo de pesquisa. Foi possível perceber, no período de observação, que em alguns trabalhos de artes realizados na escola mencionada houve comportamentos de desvalorização da arte, como menciona Barbosa (20002) Destaca-se a falta de incentivo dos educadores e isso repercute no processo de ensino aprendizagem. É preciso repensar o ensino de artes na referida escola, desde os documentos que regem à prática docente às condições de trabalho. Espera-se que com inclusão de professores graduados em arte, poderá atualizar o ensino de forma mais comprometida e, por conseguinte, encorajar e estimular os alunos de forma a contextualizar, produzir e fruir arte, como propõe Barbosa (2002) e os PCNs de arte.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2017.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons