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Título: Avaliação de impacto do FIES sobre a taxa de ocupação dos beneficiários
Autor(es): Sousa, José Eduardo Gonçalves de
Orientador(es): Menezes, Rafael Terra de
Assunto: Educação - financiamento
Políticas públicas educacionais
Financiamento estudantil
Data de apresentação: 7-Jul-2017
Data de publicação: 6-Abr-2018
Referência: SOUSA, José Eduardo Gonçalves de. Avaliação de impacto do FIES sobre a taxa de ocupação dos beneficiários. 2017. viii, 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho analisa o impacto do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) sobre a taxa de ocupação dos estudantes beneficiados. Para tanto, foram utilizadas as bases de dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). As técnicas empregadas na estimação foram o Propensity Score Matching, que compara os indivíduos que participaram do FIES com indivíduos semelhantes, mas que não participaram, e o método de Diferenças em Diferenças (DD), que compara a evolução na taxa de ocupação para o grupo tratado e controle ao longo do período analisado. Os resultados do pareamento indicam que a probabiidade de se buscar o FIES relacionada principalmente ao sexo, região, idade e grau de instrução, e os resultados do modelo DD indicam que o FIES teve um impacto negativo e significante de -1,8 ponto percentual sobre a taxa de ocupação dos beneficiários.
Abstract: This essay aims to analyze the impact of FIES over the employment rate of the students who received this type of aid. In order to achieve this, the datasets used are the ones from Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) and Relação Anual de Informações Sociais (RAIS/MTE). The statistical techniques adopted were the Propensity Score Matching, which compares the ones who participated FIES with ones who were similar, but had not attended the program, and the method of Diffence in Differences, that compares the evolution in the employment rate for the treatment and the control group during the period of analysis. The matching results indicates that the probability of attending FIES is mainly related to gender, region in Brazil where the person lives, age and schooling, and the results of the Diff in Diff model imply that the program FIES had a negative and significant impact of -1,8 percentage point over the employment rate of its students.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



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