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dc.contributor.advisorAnflor, Carla Tatiana Mota-
dc.contributor.authorGuerra, Marcus Vinícius Rocha-
dc.identifier.citationGUERRA, Marcus Vinícius Rocha. Desenvolvimento e análise de um projeto de feixe de molas. 2016. 100 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho consiste em desenvolver e analisar um projeto de um feixe de molas e seu acoplamento a um chassi de veículo de grande porte. Neste sentido os esforços estão concentrados na melhora do desempenho deste sistema fundamentadas nas análises estática, modal e de fadiga. O projeto será concebido em plataforma CAD/Catia, simulando uma estrutura real e as análises serão avaliadas via o Método dos Elementos Finitos (MEF). A partir da verificação dos campos de tensões e deformações da estrutura será possível propor alterações a fim de que o projeto atenda aos critérios de falha. Após as análises via MEF, serão efetuadas as mesmas análises em uma estrutura real de veículo de grande porte, a fim de comparar e garantir que as tensões e deformações analisadas no primeiro momento sejam semelhantes as que o veículo realmente suporta.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordSuspensão (Veículos)pt_BR
dc.subject.keywordAutomóveis - chassipt_BR
dc.subject.keywordMateriais - fadigapt_BR
dc.subject.keywordAutomóveis - sistema de suspensãopt_BR
dc.titleDesenvolvimento e análise de um projeto de feixe de molaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2018-04-04T14:20:22Z-
dc.date.available2018-04-04T14:20:22Z-
dc.date.submitted2016-12-05-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19818-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The objective of this work is to develop and analyze a design of a leaf spring and its coupling to a large vehicle chassis. In this sense, the efforts are focused on improving the performance of this system based on static analysis, modal and fatigue. The project will be designed in CAD / Catia platform, simulating a real structure and analysis will be evaluated via the Finite Element Method (FEM). From the verification of stress fields and deformations of the structure will be possible to propose changes to the project meets the criteria of failure. After analysis by FEM, the same analyzes are performed on a real structure large vehicle, in order to compare and to ensure that the stresses and strains analyzed in the first instance are similar to those actually supports the vehicle.pt_BR
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