Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19814
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_DanielConceicaoDiasSoares_tcc.pdf1,91 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Formação superior compatível e a qualidade do ensino de professores das turmas de 5° e 9° ano no Brasil
Autor(es): Soares, Daniel Conceição Dias
Orientador(es): Zoghbi, Ana Carolina Pereira
Assunto: Educação
Qualidade (Educação)
Professores - formação
Avaliação educacional
Data de apresentação: Jul-2017
Data de publicação: 4-Abr-2018
Referência: SOARES, Daniel Conceição Dias. Formação superior compatível e a qualidade do ensino de professores das turmas de 5° e 9° ano no Brasil. 2017. 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Um dos meios mais importantes para se obter capital humano é a educação formal. Na literatura sobre o assunto, diferentes fatores são considerados, buscando entender quais deles são instrumentos eficazes de políticas públicas que visam melhorar o sistema educacional de um país. A qualidade da educação ganha força a partir da década de 1990 e passa a ser amplamente explorada. O presente estudo procura entender o efeito de uma variável ligada a qualidade do professor, traçando a conexão entre ela e a qualidade do ensino. A variável de interesse do estudo é a formação do docente condizente com a disciplina que este leciona. Tal variável ganha importância no cenário brasileiro por ser alvo de um programa de fomento da formação de professores, o Parfor. Utilizando dados da Prova Brasil de 2007 e 2015, estimasse o efeito da variável interesse sobre a proficiência em Matemática e Língua Portuguesa de alunos da rede pública (proxies para a qualidade do ensino) através de dois métodos diferentes. Por meio do método em Primeiras Diferenças se encontra o efeito médio da proporção de professores formados na área que atuam. Por meio da regressão quantílica, estima-se o efeito para cinco quantis de proficiência. O resultado encontrado é de que, de modo geral, a formação condizente do docente tem efeito positivo e estatisticamente significante na qualidade do ensino de Matemática e Português. A análise quantílica mostra que escolas com menores médias de proficiência em Português tem ganhos maiores com aumento da proporção de professores formados na área, mesma relação das escolas com médias maiores na proficiência em Matemática.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons