Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19803
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AntonioViniciusdeSouza_PedroLoboValadares.pdf4,9 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorVeneziano, Wilson Henrique-
dc.contributor.authorSouza, Antonio Vinicius de-
dc.contributor.authorValadares, Pedro Lobo-
dc.identifier.citationSOUZA, Antonio Vinicius de; VALADARES, Pedro Lobo. Ambientar: Cidade - software educacional de apoio às atividades básicas extraclasse de movimentação na cidade para estudantes autistas clássicos. 2018. xii, 37 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho descreve o desenvolvimento do software educacional Ambientar: Cidade, cujo objetivo é colaborar para uma possível aprendizagem de estudantes autistas clássicos em atividades de andar pelas ruas, atravessar no semáforo, transitar por estabelecimentos comerciais e espaços públicos da cidade. É um software gratuito para tablets com sistema operacional Android, considerado uma tecnologia assistiva. Os requisitos foram levantados junto a professores especialistas da área de educação especial para que o software atendesse às necessidades e as particularidades do público alvo. O Ambientar: Cidade foi testado e validado em escolas públicas, recebendo avaliação positiva dos professores e dos estudantes. Sua aplicação pode promover inclusão social e digital de autistas clássicos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAutismopt_BR
dc.subject.keywordEducação especialpt_BR
dc.subject.keywordTecnologia assistivapt_BR
dc.subject.keywordSoftware educacionalpt_BR
dc.titleAmbientar : Cidade - software educacional de apoio às atividades básicas extraclasse de movimentação na cidade para estudantes autistas clássicospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2018-04-03T13:41:16Z-
dc.date.available2018-04-03T13:41:16Z-
dc.date.submitted2018-01-15-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19803-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This work describes the development of software Ambientar: Cidade. This software’s goal is to collaborate for a possible learning of students with classic autism on walking on street, crossing at traffic lights, walk through establishments and public spaces of the city. It is a free educational software for tablets with Android OS, considered an assistive technology. The requirements were raised by special education teachers for the software meets the needs and particularities of target public. The Ambientar: Cidade has been tested and validated in public schools, receiving positive evaluation from teachers and students. Its application promotes social and digital inclusion of people with classic autism.pt_BR
Aparece na Coleção:Computação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons