Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19803
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AntonioViniciusdeSouza_PedroLoboValadares.pdf4,9 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Ambientar : Cidade - software educacional de apoio às atividades básicas extraclasse de movimentação na cidade para estudantes autistas clássicos
Autor(es): Souza, Antonio Vinicius de
Valadares, Pedro Lobo
Orientador(es): Veneziano, Wilson Henrique
Assunto: Autismo
Educação especial
Tecnologia assistiva
Software educacional
Data de apresentação: 15-Jan-2018
Data de publicação: 3-Abr-2018
Referência: SOUZA, Antonio Vinicius de; VALADARES, Pedro Lobo. Ambientar: Cidade - software educacional de apoio às atividades básicas extraclasse de movimentação na cidade para estudantes autistas clássicos. 2018. xii, 37 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este trabalho descreve o desenvolvimento do software educacional Ambientar: Cidade, cujo objetivo é colaborar para uma possível aprendizagem de estudantes autistas clássicos em atividades de andar pelas ruas, atravessar no semáforo, transitar por estabelecimentos comerciais e espaços públicos da cidade. É um software gratuito para tablets com sistema operacional Android, considerado uma tecnologia assistiva. Os requisitos foram levantados junto a professores especialistas da área de educação especial para que o software atendesse às necessidades e as particularidades do público alvo. O Ambientar: Cidade foi testado e validado em escolas públicas, recebendo avaliação positiva dos professores e dos estudantes. Sua aplicação pode promover inclusão social e digital de autistas clássicos.
Abstract: This work describes the development of software Ambientar: Cidade. This software’s goal is to collaborate for a possible learning of students with classic autism on walking on street, crossing at traffic lights, walk through establishments and public spaces of the city. It is a free educational software for tablets with Android OS, considered an assistive technology. The requirements were raised by special education teachers for the software meets the needs and particularities of target public. The Ambientar: Cidade has been tested and validated in public schools, receiving positive evaluation from teachers and students. Its application promotes social and digital inclusion of people with classic autism.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2018.
Aparece na Coleção:Computação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons