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Título: O efeito do SiSU sobre a evasão e mudança de curso no ensino superior brasileiro
Autor(es): Ramos, Amanda de Almeida
Orientador(es): Cabello, Andrea Felippe
Assunto: Evasão universitária
Universidades e faculdades - ingresso
Universidades e faculdades - vestibular
Sistema de Seleção Unificada (SISU)
Data de apresentação: 16-Ago-2017
Data de publicação: 2-Abr-2018
Referência: RAMOS, Amanda de Almeida. O efeito do SiSU sobre a evasão e mudança de curso no ensino superior brasileiro. 2017. 36 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Esse trabalho contribui destacando principalmente a natureza dupla da evasão: enquanto a maior da literatura analisa a evasão como a saída da instituição em questão, considerou-se de forma explícita também a saída do curso escolhido, ou seja, a mudança de curso, que também leva a problemas alocativos sérios, pois cria ociosidades em alguns cursos e sobrecarrega outros. A hipótese é que métodos de seleção que fornecem informações diferentes sobre o desempenho dos candidatos geram incentivos diferentes, podendo gerar escolhas estratégicas de curso o que, futuramente, terá efeitos sobre a evasão e a mudança de curso. O foco é na UnB, no período que consideraremos, há três tipos de escolhas com três níveis de informação diferentes: o vestibular, o PAS e o SiSU. Os resultados sinalizam que quando se agrupa a evasão em dois tipos, o impacto do acesso à informação é diferenciado. Além disso, o impacto da introdução do SiSU como método de seleção também se modifica, sinalizando que parte dos efeitos alocativos na verdade se dão via mudança de curso. Esses resultados mostram que, muitas vezes, ainda que admitido a um curso de menor preferência, o aluno aprovado no SiSU não pretende abandonar o ensino superior, mas não assume que o curso de ingresso será aquele em que ele obterá o diploma.
Abstract: This paper contributes to the literature by emphasize the double nature of the dropout process: while most of the literature analyzes the classic dropout, when the student leaves the institution I also consider explicitly the course change, that leads to serious allocations problems as some courses show unoccupied places while other are beyond capacity. The hypothesis is that the different selection methods provide different levels of information and incentives, which might lead to strategic choice of course that, in the future, can cause dropout or the wish to change that choice. The focus is on UnB and in the period we analyze there are mainly three types of selection process with three different levels of information. The results show that when I differentiate dropping out as I do, the impact of information access also changes. Besides, the introduction of SiSU also has a different impact, showing that part of the allocation effects happen through course change. Many times, therefore, even though accepted through a least preferred course, the student chooses not to dropout but he sees that the course he chose will not be the one he will get a diploma from.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



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