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Título: Proposta de modificação da suspensão de um veículo de Rally Cross-Country
Autor(es): Muniz Ruella, João Antônio
Orientador(es): Hernández González, Himilsys
Coorientador(es): González Valdés, Eneida
Assunto: Veículos
Automóveis - sistema de suspensão
Automóveis - projetos e construção
Data de apresentação: 7-Dez-2017
Data de publicação: 29-Mar-2018
Referência: NUNIZ RUELLA, João Antônio. Proposta de modificação da suspensão de um veículo de Rally Cross-Country. 2017. 93 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente trabalho visa estudar o sistema de suspensão automotiva, esclarecendo as influências de diversas configurações de geometria existentes, focando na proposta de modificação da suspensão de um veículo para o uso apenas em competição off road. Neste trabalho foram coletamos os dados da atual suspensão do veículo abordado, parâmetros da geometria da suspensão de veículos expoentes em competição de Rally Cross-Country, e analisados quais os melhores tipos para a aplicação nessa categoria, definindo o modelo em que o estudo será focado para o desenvolvimento de uma nova geometria. Após a definição da geometria foram propostos novos componentes desenhados em CAD e analisados estaticamente por meio de um carregamento baseado na transferência de carga desse novo conjunto de suspensão. O projeto terá como apoio os softwares ADAMS/Car®, CATIA® V5 e Matlab® para a modelagem dos subsistemas.
Abstract: The present work aims to study the automotive suspension system, clarifying the influences of several existing geometry configurations, focusing on the proposal to modify the suspension of a vehicle for specific use in off road competition. In this work we collected the data of the current suspension of the vehicle, some parameters of suspension geometry of exponent vehicles in Cross-Country Rally competition, analyzed the best types for this category, defining the model in which the study will be focused for the development of a new geometry. After the definition of the geometry, new components drawn in CAD were proposed and analyzed statically based on the load transfer of this new suspension set up. The ADAMS / Car®, CATIA® V5 and Matlab® softwares were used in the modeling of the suspension.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2017.
Aparece na Coleção:Engenharia Automotiva



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