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Título: Aplicaçao de mínima quantidade de lubrificante no fresamento do aço SAE 8640
Autor(es): Ribeiro, Alexandre de Sousa
Orientador(es): Viana, Rhander
Assunto: Metais - corte
Aço
Usinagem
Fresamento (Engenharia mecânica)
Data de apresentação: 6-Jul-2017
Data de publicação: 28-Mar-2018
Referência: RIBEIRO, Alexandre de Sousa. Aplicaçao de mínima quantidade de lubrificante no fresamento do aço SAE 8640. 2017. 110 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente trabalho visa a comparação do melhor sistema de aplicação de fluido de corte no fresamento frontal do aço SAE 8640, com a ferramenta de corte composta por insertos de metal duro. Trata-se de uma comparação estatística com um planejamento fatorial completo, que visa em obter o melhor tipo de lubrificação comparando a força de usinagem e o acabamento superficial. Nesse trabalho foram abordadas 4 variáveis de entrada, aplicação de fluido de corte (Lub), velocidade de corte (Vc), profundidade de corte (ap), e avanço por dente (fz). Em cada combinação foram medidas, a força vertical e a rugosidade Ra. A escolha deste aço está relacionada ao seu uso como composição de vários elementos mecânicos presentes em máquinas, como caixas de transmissão, engrenagens, eixos, virabrequins, entre outros. O fresamento é o principal processo na fabricação de engrenagens, logo a descoberta do melhor parâmetro de usinagem é importante, para se atingir uma boa qualidade com baixo custo e o menor impacto ambiental. O projeto tem como o apoio o software Action Stat como ferramenta estatística.
Abstract: The present work aims at comparing the best cutting fluid application system in the front milling of the SAE 8640 steel, with the cutting tool composed of carbide inserts. This is a statistical comparison with a complete factorial design 24, which aims at obtaining the best type of lubrication comparing the machining force and the surface finish. There are 4 input variables in this work, cutting fluid application (Lub), cutting speed (Vc), depth (ap) and feed (fz). In each combination, the vertical strength and roughness Ra were measured. The choice of this steel is related to its use as composition of several mechanical elements present in machines, such as gearboxes, gears, axles, crankshafts, among others. Milling is the main process in the manufacture of gears, so finding the best machining parameter is important in order to achieve good quality with low cost and the lowest environmental impact. The project is supported by Action Stat software as a statistical tool.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2017.
Aparece na Coleção:Engenharia Automotiva



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